Economia Titulo
Empresa de S.Caetano cria tecnologia inovadora
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
17/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Fernando Nonato


O mercado de tecnologia em comunicação móvel é o foco de nova empresa de São Caetano, a Makem, que será inaugurada hoje e já nasce com produto diferenciado nessa área: uma caneta digital que, ao ser utilizada, ‘lê' as informações escritas à mão em formulário de papel e pode transmiti-las para base de dados em tempo real.

Fruto de oito anos de desenvolvimento, a solução - que agrega software e hardware - foi criada dentro da QSE Tecnologia em Inspeção, também instalada no município e pertencente ao engenheiro Ronicarlos Pereira, que também é sócio na nova empresa.

A QSE, que existe há mais de 15 anos, atua no setor de controle de qualidade em projetos de gás, petróleo e energia. Pereira destaca que havia a necessidade, detectada nessa companhia, de uma forma prática de coleta de dados, em locais muitas vezes afastados e de difícil acesso aos sinais de telefonia móvel.

Depois de muitas tentativas de coletar dados com notebooks e smartphones, o empresário, junto com o bacharel em sistemas de informação Maurício Kendy - outro sócio da Makem - idealizou a caneta digital O'Pen.

Com o dispositivo, as informações, anotadas em formulário próprio desenvolvido pela Makem para os clientes, são armazenadas e podem ser transferidas para uma base de dados via Bluetooth ou por um sistema de comunicação em rede. Ao chegar aos computadores, a escrita (em letra de forma ou cursiva) passa por uma conversão, com reconhecimento imediato dos caracteres. Os dados podem ser associados a relatórios ou planilhas.

Pereira avalia que as aplicações são inúmeras: das áreas médica, de gestão logística, de petróleo e gás até pesquisas de campo (censo, por exemplo), entre outras.

O produto já está em fase de testes com clientes. Será utilizado para realização de pesquisa de satisfação de visitantes da feira Santos Offshore Oil & Gas, que vai de 20 a 23 de outubro, em Santos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;