Nacional Titulo
Protesto na Lagoa reúne milhares de pessoas
Do Diário do Grande ABC
19/03/2000 | 19:07
Compartilhar notícia


No último domingo do verao, o carioca se vestiu de branco para abraçar o coraçao do Rio. Milhares de pessoas se reuniram em volta da Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos símbolos da cidade, para protestar contra a poluiçao que tomou conta, na estaçao mais quente do ano, do espelho d"água e das praias. As pessoas se distribuíram ao longo dos oito quilômetros da orla da Lagoa para mostrar sua indignaçao. O chefe da Guarda Municipal, coronel Paulo Cezar Amêndola, calcula que cerca de dez mil pessoas compareceram ao evento.

Sao Pedro colaborou. Apesar do dia nublado, a chuva só resolveu cair por volta das 13h40, quando a mobilizaçao já era menor. Bem ao gostinho do carioca, o protesto teve jeito de de festa. Muitas bicicletas, gente carregando faixas e até alguns caras-pintadas. Só que desta vez, eles nao tinham em seus rostos os tons da bandeira, o verde e o amarelo. Eles estavam pintados com a cor da sujeira, o marrom. Por volta do meio-dia, a populaçao fez uma salva de palmas para marcar o protesto.

De Paris, onde participa de um seminário, o prefeito Luiz Paulo Conde telefonou determinando que o seu secretariado estivesse presente. "Se é uma questao da cidade, temos que somar esforços", disse o secretário de Integraçao, Marcelo Reis. O sub-prefeito da Lagoa, Ricardo Rotemberg, observou que o carioca demonstrou, neste domingo, "o seu amor pela Lagoa". "Apesar do mau tempo, foi uma adesao espontânea, sem interesse político", disse.

Esperança - Um dos organizadores do evento, o sociólogo Rubem César Fernandes, que é presidente do Movimento Viva Rio, acha que o resultado prático do protesto é o surgimento de esperança para as pessoas. "Indignaçao e informaçao já temos, mas a esperança nos leva à açao", comentou. Para ele, cerca de 60 mil pessoas estiveram espalhadas pela Lagoa.

O deputado estadual Carlos Minc (PT-RJ) se dedicou a fazer explanaçoes sobre as questoes ambientais para a populaçao. "O cidadao do asfalto e da favela têm que se unir em nome da cidadania e do saneamento", ressaltou. Ao lado do secretário estadual do Meio Ambiente, Minc explicava uma série de projetos que estao em andamento.

Já o deputado federal Eduardo Paes (PTB-RJ) passava um abaixo-assinado que será encaminhado ao Ministério Público Estadual pedindo abertura de um inquérito civil. Ele e a deputada estadual Solange Amaral (PTB-RJ) vao entrar com uma açao popular, com pedido de liminar para que seja suspensa a cobrança de taxa de esgoto na zona sul e na zona oeste.

Saudosismo - Ao lado da mulher e dos amigos, o engenheiro Eduardo Massa, de 52 anos, lembrava, com um certo saudosismo, que na década de 50 nadava, na companhia dos pais, na Lagoa Rodrigo de Freitas. "É uma questao de decisao política", disse. "Já pensou se a torre Eiffel ficasse toda enferrujada?, observou.

Tao anônima no meio da multidao quanto o engenheiro Massa estava a atriz Patrícia Pilar. Moradora do Jardim Botânico Patrícia afirmou que pretendia dar "um abraço apertado" na Lagoa. "Esta situaçao passou dos limites", lamentou. Para ela, a Lagoa é apenas um exemplo do que está sendo feito com todo o Rio. "Já nao se cuida da saúde das pessoas, e há ainda o descaso com toda a cidade", observou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;