Internacional Titulo
Clinton quer proibir acesso de jovens a filmes violentos
Do Diário do Grande ABC
09/06/1999 | 12:23
Compartilhar notícia


O jornal The New York Times reporta nesta quarta-feira que, através de uma iniciativa do presidente norte-americano, Bill Clinton, os donos das salas de cinema anunciaram nesta terça-feira que começarao a pedir aos adolescentes que apresentem identificaçao com foto, caso nao estejam acompanhados de adultos para assistirem a filmes censurados.

O anúncio é um dos últimos esforços políticos sobre a indústria de entretenimento na tentativa de corresponder à preocupaçao do público, que atribui, em grande parte, a violência dos jovens aos filmes e televisao. Muitos julgaram a indústria do cinema responsável pelo tiroteio que ocorreu no colégio de Littleton, em Colorado, matando vários adolescentes e uma professora.

"Sentimos que ainda se estenderá por muito tempo o costume de colocar nossas responsabilidades nas maos dos pais da América", disse William Kartozian, presidente da Associaçao Nacional de Donos de Teatros. A associaçao representa os donos das salas de cinema que detêm cerca de dois terços das telas do país.

Clinton concorda com a afirmaçao de Kartozian. "O sistema de censura ao cinema foi adotado em 1968 pela Motion Picture Association of America e continua em vigor por imposiçao das salas de cinema. Quando um filme é censurado, significa que menores de 17 anos precisam de acompanhantes maiores. A restriçao é baseada em cenas de sexo e violência mostradas pelo filme".

No entanto, vários psicólogos advertem que a iniciativa pode despertar nos adolescentes uma maior atraçao em assistir a filmes violentos, já que eles gostam de desafios. Daí o acesso a este tipo de filme pode se tornar possível através de identificaçoes falsas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;