Internacional Titulo
Portos chilenos estao em greve por tempo indeterminado
Do Diário do Grande ABC
05/05/1999 | 17:16
Compartilhar notícia


Os cinco maiores portos chilenos amanheceram nesta quarta paralisados por uma greve por tempo indeterminado de centenas de estivadores que exigem indenizaçoes milionárias ante a eventual privatizaçao dos portos.

O nao atendimento dos pedidos dos portuários levou ao fracasso das negociaçoes com uma comissao governamental e a greve recomeçou. No começo de abril, os portuários pararam dois dias, causando prejuízos estimados em um milhao de dólares.

Walter Astorga, presidente do sindicato dos portuários, disse que desta vez estao decididos a continuar indefinidamente a mobilizaçao, que até a noite passada incluía os portos de Iquique, Antofagasta, Valparaíso e Tacahuano. Nesta quarta, aderiu o porto de San Antonio, um dos maiores do país.

Os portuários conseguiram que o governo concordasse em formar uma comissao de alto nível que lhes assegurou, entre outros pontos, capacitaçao profissional e cursos básicos de segurança. Mas, a recusa às reivindicaçoes econômicas reativou a greve.

Os portuários exigem indenizaçoes antecipadas e outras regalias para reduzir os efeitos do grande desemprego que deverá causar a privatizaçao dos portos, disse Astorga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;