Internacional Titulo
Talibas reconhecem independência da Chechênia
Do Diário do Grande ABC
16/01/2000 | 18:37
Compartilhar notícia


O regime afegao dos talibas reconheceu este domingo a 'independência' da Chechênia e o governo separatista do presidente checheno, Aslan Masjadov, em uma declaraçao citada pela agência Afghan Islamic Press. "O Afeganistao decidiu reconhecer imediatamente o governo de uma Chechênia independente, dirigida pelo presidente Aslan Masjadov", disse o chanceler taliba Wakil Ahmad Mutawakel a esta agência privada ligada aos talibas, com sede em Islamabad.

Em declaraçoes feitas em Kandahar, quartel-general dos talibas localizado no sul do Afeganistao, o ministro taliba, disse que o chefe-supremo dos talibas, Mulla Mohammad Omar, adotou esta decisao devido à brutalidade da ofensiva russa na Chechênia.

A decisao foi adotada depois de um encontro com uma delegaçao chechena dirigida pelo ex-presidente checheno, Zelimkhan Iandarbiev, enviado especial do presidente Aslan Masjadov aos países muçulmanos.

Segundo o ministro taliba, o governo checheno pode agora abrir uma missao diplomática no Afeganistao, cujo próprio regime nao é reconhecido pela comunidade internacional.

Mutawakel nao quis destacar se os talibas pensam enviar uma ajuda militar aos combatentes separatistas chechenos, informando que este tema "seria estudado mais tarde".

A decisao da milícia islâmica no poder em Cabul de reconhecer o governo dos separatistas também foi anunciada por um funcionário checheno, Movladi Udugov, segundo quem a etapa seguinte será a assinatura de um acordo sobre uma ajuda financeira e militar aos chechenos. "Acabo de discutir com Mulla Mohammad Omar. O Afeganistao reconheceu a independência da Chechênia", disse Udugov por telefone.

Udugov disse que Iandarbiev deverá assinar com os dirigentes talibas uma declaraçao de reconhecimento mútuo e estabelecer relaçoes diplomáticas.

Segundo ele, a etapa seguinte deve ser a assinatura de um acordo bilateral sobre uma ajuda financeira e militar. "Somos aliados. O Afeganistao nos ajudará", continuou.

Os talibas, que se apoderaram de Cabul em 1996, controlam uma grande parte do território afegao. Só o Paquistao, a Arábia Saudita e os Emirados Arabes reconheceram seu regime. A Onu continua reconhecendo o presidente deposto afegao Burhanuddin Rabbani. As forças da oposiçao armada, do comandante Ahmed Shah Massud, resistem em alguns bolsoes ao norte do país.

Integristas muçulmanos sunitas, os talibas apareceram na cena política afega em 1994 e instalaram nas zonas sob seu controle um "sistema islâmico integral", impondo a charia (lei corânica), da qual fazem uma interpretaçao muito estrita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;