Fechar
Publicidade

Sábado, 13 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Universidade da Flórida apresenta computador para prever furacoes


Do Diário do Grande ABC

15/08/2000 | 13:26


A Universidade Estatal da Flórida (FSU) adquiriu nesta semana um `supercomputador' para prever furacoes, um derivado tecnológico do `Deep Blue' - computador que venceu em 1997 o campeao mundial de xadrez Gary Kasparov -, anunciou nesta terça-feira a FSU.

O computador, o maior do mundo de propriedade de uma universidade, é oito mil vezes mais potente do que um simples PC e tem uma capacidade de armazenamento cinco vezes maior que a da biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Seu custo é de oito milhoes de dólares, segundo a mesma fonte.

A máquina permitirá aos pesquisadores da FSU prever com maior precisao as trajetórias de futuros furacoes, com o objetivo de guiar corretamente os residentes das zonas afetadas para locais seguros.

Seu objetivo é evitar cálculos errados, como os que ocorreram no ano passado com o furacao Floyd, que ameaçou o Estado da Flórida - provocando evacuaçoes em massa e engarrafamentos gigantes nas autopistas -, mas se dirigiu finalmente mais para o norte, afetando especialmente a Carolina do Norte.

A FSU anunciou ainda que compartilhará suas pesquisas com o Centro Nacional de Furacoes de Miami.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;