Internacional Titulo
Universidade da Flórida apresenta computador para prever furacoes
Do Diário do Grande ABC
15/08/2000 | 13:26
Compartilhar notícia


A Universidade Estatal da Flórida (FSU) adquiriu nesta semana um `supercomputador' para prever furacoes, um derivado tecnológico do `Deep Blue' - computador que venceu em 1997 o campeao mundial de xadrez Gary Kasparov -, anunciou nesta terça-feira a FSU.

O computador, o maior do mundo de propriedade de uma universidade, é oito mil vezes mais potente do que um simples PC e tem uma capacidade de armazenamento cinco vezes maior que a da biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Seu custo é de oito milhoes de dólares, segundo a mesma fonte.

A máquina permitirá aos pesquisadores da FSU prever com maior precisao as trajetórias de futuros furacoes, com o objetivo de guiar corretamente os residentes das zonas afetadas para locais seguros.

Seu objetivo é evitar cálculos errados, como os que ocorreram no ano passado com o furacao Floyd, que ameaçou o Estado da Flórida - provocando evacuaçoes em massa e engarrafamentos gigantes nas autopistas -, mas se dirigiu finalmente mais para o norte, afetando especialmente a Carolina do Norte.

A FSU anunciou ainda que compartilhará suas pesquisas com o Centro Nacional de Furacoes de Miami.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;