Nacional Titulo
Bahia: família de estudante assassinada doa órgaos
Do Diário do Grande ABC
03/11/1999 | 14:53
Compartilhar notícia


A secundarista gaúcha Juliana Juchen Marcante, 21 anos, morreu na manha desta quarta-feira no Hospital Aliança de Salvador, depois de passar 40 horas em coma. Ela foi baleada na cabeça, segunda-feira, durante uma tentativa de assalto na agência do Bradesco do Bairro de Ondina, orla maritima da capital baiana. Na mesma açao os bandidos mataram o subgerente Marcos Antonio Leite Sobral de 40 anos. A família da estudante doou o coraçao, o fígado e os rins para pacientes de Salvador e Recife.

Juliana mudou do Rio Grande do Sul para a Bahia com os pais havia onze meses e se preperava para fazer o vestibular de Medicina. Na segunda-feira, ela entrou na agência do Bradesco para abrir a sua primeira conta bancária. Estava sentada preenchendo os formulários, quando três bandidos invadiram o local por volta das 13h30 e anunciaram o assalto. Nervosos, os bandidos se assustaram com um movimento brusco do subgerente Sobral e o balearam no peito. Depois disso, os três desistiram do assalto e fugiram atirando à esmo. Uma das balas atingiu Juliana na cabeça.

Ela já chegou ao hospital em coma e no início da manha desta quarta, os médicos constataram morte cerebral. Com o apoio da família, desligaram os aparelhos.

"Juliana sempre falou que, se um dia acontecesse, o desejo dela era esse, de doar os órgaos", disse o pai da estudante Paulo Marcante. "Isso nos conforta pois vamos ter um pedacinho dela em quatro pessoas", completou. O médico Jorge Bastos, coordenador da central de transplantes da Bahia, explicou que somente os rins serao transplantados em pacientes baianos porque no Estado nao se faz transplantes de coraçao e fígado. "Por essa razao firmamos um convênio com a central de órgaos de Pernambuco, para que os órgaos nao-utilizados na Bahia salvem a vida de pacientes pernambucanos".

A polícia baiana nao tem pistas dos bandidos mas a Secretaria de Segurança Pública informou que a prisao dos criminosos é uma questao de honra para a corporaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;