Política Titulo
Renan contra-ataca e dispara acusações contra o Grupo Abril
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
09/08/2007 | 20:50
Compartilhar notícia


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acusou nesta quinta-feira, no plenário, o Grupo Abril, responsável pela publicação da revista ‘Veja’, de negociar uma operação ilegal e imoral para vender a operadora de televisão TVA, de sua propriedade, para a empresa espanhola Telefonica. Segundo ele, uma transação desse porte é considerada proibida pela legislação brasileira.

O peemedebista informou que foram encaminhados ofícios solicitando investigações à PF (Polícia Federal), ao Cadê (Conselho Administrativo de Defesa do Direito Econômico), ao Ministério das Comunicações, à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e ao governo e ao parlamento espanhol, além de autoridades da nação da sede da Telefonica. A operação de venda da TVA pelo Grupo Abril envolveria valores de cerca de R$ 922 milhões.

Renan Calheiros afirmou que a operação em andamento pretende repassar, do Grupo Abril para a Telefonica, 100% da operadora da TVA em São Paulo com transmissão por microondas, 86,7% da operadora comercial cabo em São Paulo, e 91,5% da TVA Sul, que transmite para Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Florianópolis (SC) e Camboriú (SC). “A transferência destes percentuais para grupos estrangeiros é ilegal, imoral, e o método sub-repitício é absolutamente reprovável”, criticou o senador.

O senador também anunciou que requereu formalmente todos os votos do conselheiros da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que trataram desse assunto. A agência reguladora é responsável por aprovar a negociação.

“Se houve algum desembolso, que se encontre uma solução para desfazer. Espero que as autoridades brasileiras atuem de maneira enérgica, ponham um termo na operação e punam exemplarmente os envolvidos nela”, pediu.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;