Economia Titulo
Quantidade de vagas cai em setembro no País
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
11/10/2010 | 07:34
Compartilhar notícia


Com a chegada do fim do ano é comum que setores da indústria, comércio e serviços elevem o ritmo de contratações. Mas, isso não é regra.

A pesquisa mensal realizada pela consultoria Ricardo Xavier Recursos Humanos, apontou que de agosto para setembro o número de vagas abertas caiu 10,38% no País, passando de 2.600 para 2.330. Já em comparação com setembro do ano passado, nota-se crescimento de 9,9% no volume de oportunidades criadas (2.120 para 2.330).

O presidente da empresa, Hélio Terra, acredita que, apesar da diminuição do número de vagas em relação ao mês anterior, setembro foi um período positivo para o mercado de trabalho, já que superou os índices de 2009.

"Não se pode esquecer que as empresas estão vivendo um momento de expectativa devido às eleições presidenciais. Certamente o resultado de setembro no mercado de trabalho é reflexo disso, que também poderá se estender a outubro. É natural que haja maior cautela nas contratações, especialmente no que se refere a vagas estratégicas", pondera.

PROFISSIONAIS
Ainda de acordo com a pesquisa, a área responsável pela maior parte das contratações foi a de Engenharia, com 15% do total de posições. Em segundo lugar na lista, com 13% das vagas, ficou a área Comercial. A área Industrial ocupou o terceiro lugar do ranking, com 7% das oportunidades.

Os setores financeiro, de recursos humanos e administrativo aparecem na sequência, com 6% do total de posições cada. Para finalizar a lista das áreas mais aquecidas, com 4% do total das vagas: Marketing, Tecnologia da Informação e Contabilidade.

"Na verdade, a ordem desse ranking dificilmente muda aos longos dos meses. Isso porque, faltam profissionais qualificados nessas áreas. As oportunidades ficam abertas por muito tempo", explica Melina Graf, gerente de planejamento de carreira da Ricardo Xavier.

EMPRESAS
As companhias nacionais lideraram as contratações em setembro, com 80,64% do total das oportunidades. As vagas restantes (19,36%) foram abertas pelas empresas e grupos multinacionais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;