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Sorento, cada vez melhor
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
19/05/2010 | 07:00
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Ele é imponente, versátil e tem preço competitivo. A Kia apresentou ontem em Guarulhos (Grande São Paulo) mais um de seus produtos de tirar o fôlego: o Sorento. Oito anos depois da última reestilização, o Jipão de luxo chega totalmente remodelado e pronto para disputar mercado com produtos de marcas tradicionais, como Volvo, Audi, BMW e GM.

Maior, potente, seguro, confortável e avançado tecnologicamente, o resultado final do Sorento é a prova de que a Kia desponta como empresa de reputação não só no Brasil como em todo o mundo. Aqui, pretende vender 4.000 unidades do utilitário entre junho e dezembro - 23% do mercado de SUVs médios.

Com formas muito próximas da de um crossover (conceito que mistura minivan, sedã e utilitário esportivo), o Sorento (pronuncia-se Sorrento) chega em cinco versões. A EX, configurada em cinco lugares, com motor 2.4 litros, tração 4x2, custará R$ 96,9 mil.

Em seguida, vem a EX, sete lugares, motor 2.4 litros, 4x2, por R$ 115,9 mil. A versão EX, sete lugares, motor 2.4 litros, 4x4, sairá por R$ 120,9 mil. O Sorento, sete luares, 4x2, motor V6 de 3.5 litros, é oferecido por R$ 119.900. Por último, o sete lugares, motor V6 3.5 litros, 4x4, sairá por R$ 124,9 mil.

Para o teste de ontem na Rodovia Ayrton Senna, estava disponível apenas a motorização 2.4 litros, quatro cilindros, tanto na tração 4x2 como na 4x4. Por problemas burocráticos, a Kia não conseguiu a homologação do motor V6 a tempo da apresentação do carro à imprensa.

Mesmo o motor de menor potência mostrou muita disposição. Auxiliado por eficiente câmbio automático de seis velocidades, o carro respondeu bem à aceleração mesmo nas marchas mais altas. A Kia conseguiu bom trabalho ao extrair mais de um motor pequeno.

O novo Sorento é equipado com nova gerações de propulsores - menores e mais econômicos. O 2.4 litros tem componentes eletrônicos e baixo atrito. A potência máxima é de 174 cavalos a 6.000 rpm e torque máximo de 23 mkgf a 3.750 rpm.

Já o V6 3.5 litros, com transmissão automática de seis velocidades, acelera de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e atinge velocidade máxima de 190 km/h. Comparado ao modelo anterior de 3.8 litros, o novo Sorento oferece melhoria de 1,5% na economia de combustível. Ele desenvolve 278 cavalos e torque máximo de 34,2 mkgf a 5.000 rpm.

O atual Sorento, de 4,7 metros, é 95 mm mais longo e 15 mm mais baixo em relação ao antigo veículo. Com isso, o espaço interno ficou melhor resolvido, proporcionando facilidade nos comandos e conforto na direção.

O painel com iluminação branca traz novo visor digital, onde aparecem informações sobre consumo médio e instantâneo, nível de combustível, velocidade, duração da viagem, temperatura do motor, bem como avisos quando porta e bagageiro estão abertos.

O console central apresenta nova série de comandos, como ventilação, controle de áudio e entradas auxiliares. De série, o Sorento vem equipado com sistema de áudio de quatro alto-falantes e dois tweeters, com MP3, USB e conexão para iPod.

O bagageiro teve a capacidade ampliada em 15%. Ao utilizar o veículo na configuração cinco lugares, com os assentos da terceira fila rebatidos, o espaço é para 1.047 litros - 137 litros a mais do que o modelo anterior. Já com os sete bancos em suas posições, a capacidade é minima - apenas 258 litros.

Com o abandono do chassi para a estrutura monobloco, o Sorento ficou mais leve, econômico e resistente a torções.

A dirigibilidade foi alterada e inclinada para direção mais on-road, sem esquecer os reconhecidos talentos off-road do modelo original.

Para quem enfrenta condições de condução difíceis, reboques (pesando até 2.000 quilos) ou todo-terreno, o sistema de tração 4x4 é indicado.

Já para o circuito urbano, o sistema 4x2 é o mais recomendado, por gerar economica de combustível.

A nova carroceria permitiu avanços em oito áreas-chave de desenvolvimento - desempenho, economia, redução de emissões, melhoria na dirigibilidade no asfalto, melhor resposta, mais espaço e conforto na cabine, segurança e novas tecnologias.

O Sorento só será vendido no Brasil com transmissão automática sequencial CVVT. Além dos modos de tração, existem vários equipamentos de série e opcionais.

Tecnologias de segurança ativa que podem ser especificadas pelos compradores do Sorento incluem ESC (Electronic Stability Control) e vários sistemas que aumentam performance.

De fábrica na versão V6, o ESC ajuda na redução de acidentes. O sistema, que é recomendado por organizações de segurança veícular,será obrigatório na Europa a partir do fim de 2011.

Sensores monitoram o progresso do veículo e, em seguida, reduzem a potência do motor ou aplicam os freios individuais para corrigir erros de trajetória e atenuar possíveis situações de capotamento, garantindo que o carro siga o curso pretendido pelo condutor.

Usando os sensores eletrônicos que fazem parte do sistema ABS, o BAS (Brake Assist System) reconhece quando o motorista executa parada de emergência e oferece máxima potência de frenagem mais curta possível.

Com sua gama de itens, que inclui oito airbags, o Kia Sorento (nome alusivo a uma região da Itália), chega para mostrar os dentes para concorrência. Aliás, foi nos dentes de um tigre que os designers criaram o visual de identidade da frente dos carros Kia.




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