Política Titulo
Ciro ainda é aposta de Lula para SP
31/01/2010 | 07:39
Compartilhar notícia


Com a candidatura de Ciro Gomes (PSB-SP) à presidência da República indefinida, o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) não desistiu de convencer seu ex-ministro a disputar o governo de São Paulo. Lula pretende se reunir esta semana com Ciro para fazer uma última tentativa de ver o deputado do PSB candidato ao governo paulista.

Mesmo diante de resistências localizadas do PT, o presidente está convicto de que Ciro é o único com chances reais de dar um palanque forte para Dilma Rousseff, pré-candidata petista à sua sucessão, no Estado. "São Paulo é quase um palanque nacional. A eleição em São Paulo é definida pela disputa nacional", diz o deputado José Genoino (PT-SP).

Para ganhar tempo, Lula combinou com o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a contratação de pesquisa eleitoral para analisar a performance dos candidatos à Presidência da República e avaliar o potencial da candidatura de Ciro. A pesquisa deverá ser feita pelo Ibope e realizada depois do Carnaval. A decisão sobre o futuro político do deputado será tomada até março.

"A ideia é ver qual dos candidatos se beneficia mais com a retirada da candidatura de Ciro Gomes", resume o líder do PSB na Câmara, Rodrigo Rollemberg (DF). "A maioria dos votos do Ciro são do Serra e não da Dilma", antecipa o deputado Marcio França (PSB-SP).

A previsão do socialista é baseada em pesquisa eleitoral contratada há cerca seis meses pelo PSB, segundo a qual os votos de Ciro Gomes migrariam para José Serra, governador de São Paulo e pré-candidato do PSDB à Presidência.

A candidatura de Dilma seria pouco beneficiada com a eventual desistência de Ciro.

"O PSB entende que duas candidaturas da base, a de Ciro e a de Dilma, é mais eficiente do que uma eleição plebiscitária", diz o líder Rollemberg.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;