Automóveis Titulo
E agora: pequena ou média?
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
11/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Podem falar o que quiserem, mas a Fiat foi perspicaz. Apesar de algumas críticas - especialmente dos grandalhões -, a Strada Adventure cabine dupla (R$ 46,8 mil) é a única picape pequena apta a levar quatro pessoas. Algo que a torna única.

No ar, entretanto, ficam duas perguntas: Qual o perfil do comprador da menina dos olhos da Fiat? Por que não comprar uma picape média? E lá foi o Diário atrás das respostas. Para isso, chamou a Ford Ranger XLS cabine dupla a gasolina (R$ 58.960) - R$ 12.160 mais cara - para colocar as coisas em pratos limpos.

De acordo com a montadora de origem italiana, a Strada é ideal para a família recém-formada com filho pequeno, ou para o jovem que dá carona para a galera ir à balada nos fins de semana, faz trilha de bicicleta ou mesmo pega umas ondas no litoral com os amigos. Trabalho pesado? Nem pensar! E detalhe: como o Locker (bloqueio do diferencial) é opcional na cabine dupla, seu habitat é o asfalto.

A Ranger é diferente. Wilson Vasconcellos Filho, gerente de marketing de picapes, deixa claro que o perfil da bruta da Ford é completamente outro, afinal, quem busca robustez não quer picape pequena.

Para Vasconcellos, o comprador da Ranger é urbano, trabalha durante a semana carregando cargas, mas sai com a família nos fins de semana. É o pequeno empresário que busca conforto, robustez e, é claro, um seguro mais barato (para o modelo a gasolina).

Com base nessas informações, pulamos para dentro das picapes e fomos atrás destas características mencionadas pelas montadoras. Será que encontramos? Resposta: Sim!

ESPAÇO - Vamos começar pelo interior. A primeira diferença entre os dois modelos - fora o preço - é o número de passageiros. Enquanto a Ford leva cinco, a Fiat somente quatro. Segundo a montadora de Betim (MG), a opção por quatro e não cinco é de segurança: motivo mais do que justificado.

Os que vão nos bancos dianteiros não encontram problemas de conforto. Pernas e cabeças vão muito bem, apesar de a Strada não entregar ajuste de altura dos bancos - algo que a Ranger tem. No entanto, os ocupantes de trás sofrem. Na picapezinha, além da falta de espaço para os de pernas longas, o encosto para as costas tem inclinação desconfortável. Este problema também existe na Ranger.

Quando pulamos para a caçamba, a Ranger revela seu lado trabalhador de segunda a sexta e, caso necessário, nos fins de semana. São 844,4 litros de capacidade. Já a Strada é voltada para o dia a dia soft e, claro, o lazer - como o próprio nome Adventure revela. Não nasceu exatamente para a labuta diária, apesar de quebrar o galho esporadicamente. São apenas 580 litros.

CONFORTO - Quando o assunto vai para itens de série e opcionais, a Strada revela todo seu talento. De fábrica, traz direção hidráulica, ar-condicionado, travas e vidros elétricos, faróis de neblina, rodas de liga leve e tampa da caçamba removível. E a lista de opcionais da Fiat agrada: air bag duplo, freios com ABS, capota marítima e CD player com MP3 são algumas opções.

A Ranger, por sua vez, é pouco generosa. Ar-condicionado e direção hidráulica, ok, são de série. Assim como a tampa da caçamba removível. Mas é só! Pensou em algo mais, suba de versão. Deixe a XLS e cogite uma XLT.

DESEMPENHO - Quando o assunto é rendimento, voltamos para as opções trabalho pesado ou cotidiano leve. O motor 2.3 a gasolina da Ranger é robusto e entrega força suficiente para pegar no batente. Já o 1.8 Flex da Strada nasceu para atender a automóveis de passeio - o que faz muito bem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;