Internacional Titulo
Turquia vai retirar Irã da lista de ameaças
Da AFP
23/08/2010 | 09:26
Compartilhar notícia


A Turquia pretende retirar o Irã da lista de países que constituem uma ameaça para Ancara, no novo documento de política de segurança nacional conhecido popularmente como "a constituição secreta" turca, informa o jornal Milliyet.

Este documento será adotado durante a próxima reunião do Conselho de Segurança Nacional (MGK), em outubro, e no texto o Irã não será mais citado como "uma ameaça privilegiada", destaca o jornal.

O Irã, país vizinho da Turquia, é acusado pelas potências ocidentais de ocultar um programa nuclear.

Não foi possível obter um comentário do MGK, um órgão consultivo composto por representantes do governo e do exército.

O novo documento substitui o redigido em 2005, que cita o polêmico programa nuclear de Teerã e ressalta a posição turca a favor de um Oriente Médio sem armas atômicas, em uma referência velada a Israel.

O texto afirma que apesar do Irã não ser uma democracia, não tenta exportar seu regime islâmico a Turquia, um país muçulmano, mas laico.

A Turquia, membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, desagradou os aliados, em particular os Estados Unidos, ao votar contra as novas sanções a Teerã, adotadas pelo Conselho em junho.

O governo islâmico moderado turco do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan insiste que está ao lado do Ocidente, mas ao mesmo tempo se apresenta como uma força regional em busca de novos mercados na Ásia e no Oriente Médio.

O novo documento de política de segurança nacional reduz ainda o grau de ameaça que representa a Grécia, vizinho da Turquia, segundo o Milliyet.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;