Internacional Titulo
Palestinos deixam a Basílica da Natividade
Do Diário OnLine
Com Agências
10/05/2002 | 15:17
Compartilhar notícia


Os 123 palestinos que estavam foragidos dentro da Igreja da Natividade, em Belém, na Cisjordânia, cercados por tropas israelenses, deixaram o templo às 7h locais desta sexta-feira (1h no horário de Brasília). Os 13 mais procurados por Israel foram levados para uma prisão na ilha de Chipre, até que seja decidido que país vai recebê-los.

Segundo uma fonte militar, o exército israelense já retirou suas tropas do setor da Basílica.

Após 38 dias de cerco, os palestinos saíram da igreja um a um, acompanhados de vários frades. Todos foram obrigados a passar por um detector de metal instalado no local e a apresentar seus documentos de identidade aos soldados israelenses.

Os 13 mais procurados seguiram em um ônibus para o Aeroporto Ben Gourion de Tel-Aviv, de foram levados para Chipre. O ministro cipriota de Assuntos Externos, Yiannakis Cassoulidès, anunciou na quinta-feira que seu país receberia provisoriamente os 13 homens.

Outros 26 palestinos que estavam na igreja foram levados para uma prisão palestina na Faixa de Gaza.

Os tanques e blindados israelenses entraram em Belém na noite do dia 2 de abril. Centenas de palestinos, entre os quais figuravam militantes procurados pelos serviços de segurança israelenses, conseguiram escapar das tropas e se concentraram no único lugar em que podiam encontrar refúgio.

Mais de duas centenas de policiais, militantes e jovens penetraram na basílica da Natividade, construída sobre a gruta em que, segundo a tradição cristã, nasceu Jesus Cristo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;