Nacional Titulo
BID fará no Rio seminário sobre violência na AL
Do Diário do Grande ABC
23/07/1999 | 14:16
Compartilhar notícia


A América Latina é a segunda regiao mais violenta do mundo depois da Africa negra, segundo estatísticas publicadas nesta sexta-feira pelo BID, que organiza semana próxima no Rio de Janeiro um seminário com prefeitos e especialistas das principais cidades da regiao.

"A tendência crescente da violência na regiao nos últimos anos é alarmante", indica um relatório do Banco Internacional do Desenvolvimento publicado para a conferência regional no Rio entre 29 e 30 de julho.

A taxa de homicídios na América Latina e no Caribe é a segunda mais alta do mundo, com uma média de 22,9 por 100 mil, isto é, mais do dobro da média mundial de 10,7. Somente a Africa tem uma taxa mais elevada, com mais de 40 homicídios por 100 mil habitantes. Na América Latina, as taxas de homicídio aumentaram mais de 44% entre 1984 1994. As cidades mais perigosas sao as colombianas Medellín (248 homicídios por 100 mil habitantes) e Cali (112), seguidas por Guatemala (101,5), San Salvador (95,4), Caracas (76), Rio de Janeiro (63,5) Bogotá (49,2) e Sao Paulo (48,5).

O seminário "Programas municipais para a prevençao e atençao da violência" analisará formas de reduzir os preocupantes índices de violência urbana, e será inaugurado pelo presidente do BID, Enrique Iglesias, e pelo prefeito do Rio,Luiz Paulo Conde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;