Internacional Titulo
Israel impõe condições para cessar-fogo pedido por premiê do Líbano
Da AFP
15/07/2006 | 16:05
Compartilhar notícia


Israel admitiu neste sábado um cessar-fogo no conflito libanês, desde que o Hezbollah se retire para o norte do rio Litani e entregue seu arsenal de foguetes, deixando o sul do Líbano sob o controle do Exército libanês. A informação é do ministro israelense da Justiça, Haim Ramon.

"Com estas condições reunidas, Israel estará pronto para um acordo de cessar-fogo", afirmou o ministro, durante entrevista à TV israelense.

A declaração foi em resposta ao pedido efetuado neste sábado pelo primeiro-ministro libanês, Fouad Siniora. O premiê solicitou um "cessar-fogo imediato e global no Líbano sob a égide da ONU" e acusou Israel "de infligir uma punição coletiva" a seu país. A informação foi transmitida durante uma mensagem na TV libanesa.

Siniora denunciou "o imoral castigo coletivo" aplicado por Israel no Líbano, após quatro dias de bombardeios aéreos, terrestres e marítimo e opinou que Israel é responsável pela catástrofe humanitária e econômica que o Líbano sofre no momento.

"O que está ocorrendo é muito mais que um pseudo problema de uma troca de prisioneiros", disse o premiê, referindo-se a eventuais negociações entre Israel e o Hezbollah xiita, que seqüestrou dois soldados israelenses na quarta-feira para trocá-los por presos libaneses e árabes em Israel.
 
"O governo (libanês) já disse claramente que não foi informado e que não aprovou a operação de captura" dos dois soldados israelenses, destacou Siniora, complementando que Israel não tem o direito de destruir o Líbano.


Esta foi a primeira mensagem formal à Nação de Siniora desde o início dos ataques israelenses ao Líbano.

A ofensiva do Estado hebreu já matou 97 civis libaneses e destruiu de maneira dramática as infra-estruturas do país. Só neste sábado, 35 pessoas morreram nos ataques, incluindo 18 civis queimados quando fugiam do sul do Líbano.
Israel



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;