Política Titulo
Índios pedem a Lula ações contra invasão de terras
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
14/02/2003 | 12:56
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta sexta-feira no Palácio do Planalto cerca de 50 índios pataxós Hã Hã, do sul da Bahia, que entregaram um livro que conta a história da tribo e um documento que relata a violência contra os índios no Estado.

De acordo com o cacique Gerson Pataxó, a tribo quer ajuda do governo para resolver o problema da invasão das terras indígenas por fazendeiros.

O cacique cobra agilidade do Supremo Tribunal Federal no julgamento do processo que pede a nulidade dos títulos de terras indígenas concedidos a fazendeiros. "As terras são demarcadas, já ficou provado que são terras indígenas e esse processo está há 20 anos no Supremo Tribunal Federal sem julgamento", disse o cacique Gerson.

Segundo os líderes da tribo, dos 54 mil hectares de terras indígenas, que abrangem os municípios de Pau Brasil, Camacâ e Itajú da Colônia, apenas 8 mil hectares continuam ocupados pelos 3 mil índios da tribo. O restante foi invadido por quase 400 fazendeiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;