Economia Titulo
Reajustes de combustível e energia causam inflaçao de 0,5%
Do Diário do Grande ABC
09/04/1999 | 17:18
Compartilhar notícia


O aumento das tarifas de energia elétrica e de combustível, em Sao Paulo, terá um impacto inflacionário de 0,55% no mês de abril, de acordo com estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócios-Econômicos (Dieese). "É algo em torno de meio por cento, mas como os aumentos foram autorizados praticamente no meio do mês, vao impactar em abril e em maio, o que em termos de inflaçao significa diluir a inflaçao nesses dois meses: 0,27% em cada mês", disse Cornélia Nogueira Porto, supervisora de Indice de Custo de Vida do Dieese.

O aumento do combustível, em torno de 7,5%, ainda sem data para entrar em vigor, terá um impacto de 0,24%. O da tarifa de energia elétrica, 11,23%, de 0,31%. O aumento total, 0,55%, é considerado pequeno, mas o problema, segundo Cornélia, "é que todo os preços vêm tendo pequenos reajustes, ao contrário dos salários", que permanecem sem aumento. As autorizaçoes para os reajustes foram anunciadas nesta quinta-feira. No caso do reajuste da tarifa de energia elétrica, as contas do Dieese consideram que o índice de aumento de 11,23% concedido à CPFL seja também estendido à distribuidora Eletropaulo Metropolitana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;