Nacional Titulo
Itu decreta estado de emergência por falta de água
Do Diário do Grande ABC
30/11/1999 | 16:17
Compartilhar notícia


O prefeito de Itu, Leonel Salvador (PMDB), decretou nesta terça-feira estado de emergência no município em razao da falta de água para atender a populaçao. Os principais rios que abastecem a cidade estao praticamente secos e os 150 mil habitantes vêm enfrentando o racionamento há mais de um mês. O prefeito decidiu decretar a emergência ao ser informado de que os níveis dos reservatórios, de tao baixos, nao permitem mais o tratamento eficiente da água. No decreto, ele declara de utilidade pública todos os mananciais e reservatórios da cidade. A Secretaria Municipal de Educaçao decidiu suspender as aulas nas escolas de educaçao infantil por falta de condiçoes para preparar a merenda. Nos centros infantis e berçários, só serao atendidas as crianças cujos pais nao tiverem alternativa para deixar os filhos. Nos estabelecimentos de ensino fundamental das redes municipal e estadual, cada período de aulas foi reduzido em duas horas.

A prefeitura está garantindo, com caminhoes-pipas, o abastecimento de hospitais, postos de saúde e asilos. Mas a falta de água prejudica o comércio e transtorna a vida dos moradores. Na maioria dos bairros, o líquido chega às torneiras apenas algumas horas por noite, às vezes, em quantidade insuficiente para encher a caixa domiciliar. O prefeito admitiu a possibilidade de mandar romper açudes e requisitar poços artesianos particulares para garantir o abastecimento emergencial da populaçao. Segundo ele, a crise é resultante da estiagem que afeta o município desde maio. As represas do Itaim e do Fubaleiro, que respondem por 70% do sistema de abastecimento, estao secando. As chuvas esparsas dos últimos dias nao elevaram o nível das águas. O sistema de rodízio, adotado no fim de outubro, já nao está sendo suficiente para fazer com que a água chegue a toda populaçao. A prefeitura pediu economia total de água e colocou fiscais para evitar qualquer tipo de desperdício, inclusive com o enchimento de piscinas. A preocupaçao do prefeito é com o aumento no consumo provocado pelo calor. "Nossa esperança sao as chuvas que, infelizmente, estao faltando", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;