Cultura & Lazer Titulo
Cat Stevens é peça-chave em trilha sonora alegre
24/04/2017 | 07:45
Compartilhar notícia


Difícil ouvir Father and Son, dos tempos em que Cat Stevens ainda não havia adotado o nome de Yusuf, e não se emocionar. Se alguma lágrima vier, deixe-a cair. Sinta a dor da partida cantada pelo britânico na canção que nunca foi hit - seu desempenho em paradas não passou de modesto. Stevens é frágil, esganiçado às vezes, mas a própria falha é necessária. Pai e filho, em caminhos unidos por sangue, despedem-se. "É hora de ir", canta.

Embora a trilha sonora de Guardiães da Galáxia Vol. 2 seja tão festiva e colorida quanto o filme em si - cujo lançamento está marcado para quinta-feira, 27 -, é a canção de Stevens que figura no centro de toda a ação. Ela captura, em voz e violão, o significado do que é família, amor e arrependimentos. Stevens canta o presente, o rompimento com o passado para que o futuro possa chegar. Sem saber, ele narrava a jornada de Peter Quill, personagem de Cris Pratt, em 1970.

No primeiro filme, a mixtape gravada em fita cassete ouvida à exaustão por Quill o ligava à mãe, morta 30 anos antes.

James Gunn é preciso, mais uma vez, na escolha dessa trilha. A inocência do longa de 2014 era escancarada em músicas de The Jackson 5 e Blue Suede, mas o amor vencia, como na irânica Escape (The Pina Colada Song), de Rupert Holmes. O papo, agora, é outro. A segunda fita é um presente da mãe de Quill só aberto ao fim do primeiro filme. São canções que o ligam com a família, o seu pai desaparecido. Há mais acidez nas preciosidades pop desencavadas por Gunn - como Brandy (You?re a Fine Girl), do Looking Glass. A narrativa, mais uma vez, se faz pelas cores da escolhas do diretor - por isso, mesmo, não se preocupe se as lágrimas também jorrarem ao final da aventura de Quill, como na audição da canção de Stevens.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;