Nacional Titulo
Sindicato ajuda a reequipar polícia no interior de SP
Do Diário do Grande ABC
23/05/2000 | 16:14
Compartilhar notícia


As delegacias de polícia de Agudos, Lençóis Paulista, Macatuba, Bocaina e Promissao, na regiao de Bauru, estao equipadas com um sistema multimídia que permite aos policiais fazer reunioes e outros trabalhos, como o reconhecimento de suspeitos, à distância. Os computadores, dotados de câmeras e recursos de captaçao, tratamento e recepçao de imagens e documentos começaram a funcionar nesta terça e foram doados pelo Sindicato dos Taxistas, Caminhoneiros e Transportadores Autônomos.

O projeto começou em 1993 quando o atual presidente do Sindicato, Valdir Faria Freitas, assumiu e conseguiu aprovar em assembléia uma alteraçao estatutária destinando 20% da arrecadaçao das contribuiçoes do associados para reequipar a polícia regional. O projeto, orientado pelo ex-delegado Jorge Myashiro, pretende fortalecer e dar mais eficiência à polícia, de modo que solucione com mais eficiência ocorrências, entre elas as que envolvem motoristas de táxi, caminhoneiros e outras categorias.

Desde que passou a apoiar as delegacias, o sindicato já doou 22 microcomputadores pentium, 23 aparelhos de fax e móveis de escritório, a um custo de R$ 60 mil. Foram diretamente beneficiadas 25 delegacias de polícia que conseguiram maior agilidade. "O Estado é o dono das delegacias, mas nao dispoe de verbas para a atualizaçao tecnológica; por isso decidimos contribuir e temos a certeza de que com isso estamos melhorando tanto as condiçoes de atendimento do nosso associado como as da comunidade", disse Freitas.

Os equipamentos multimídia incorporados às delegacias começaram a ser usados hoje pela manha, em reuniao em Lençóis Paulista. O delegado José Cláudio Massa disse que desde 1994 a polícia daquela cidade, a 40 quilômetros de Bauru vem utilizando os equipamentos doados pelo sindicato e está trabalhando melhor. "Muito se fala sobre o crime organizado, que utiliza tecnologia de ponta, mas pouco se tem feito para melhorar as condiçoes da polícia no seu combate; iniciativas como a desse sindicato contribuem para nos colocar em boas condiçoes para esse enfrentamento", afirmou o delegado.

"Se todas as entidades sindicais e comunitárias despertassem para a necessidade de reforçar a segurança pública, destinando uma parte de sua arrecadaçao para equipar delegacias, quartéis e postos policiais, os níveis de criminalidade baixariam muito, pois as polícias têm pessoal de bom qualidade, o que falta é equipamento", disse o sindicalista Valdir Faria Freitas. O sindicato tem sua base territorial em 54 municípios da zona central do Estado e seu projeto é reequipar a polícia de toda a área.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;