D+ Titulo
Lixo é luxo no cinema
Do Diário do Grande ABC
16/01/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


E se o lixo servisse de cenário para contar surpreendentes histórias? O documentário brasileiro Lixo Extraordinário, que estreia na sexta (21) no cinema, prova que basta boa vontade para transformar vidas. O filme se passa no Jardim Gramacho, Rio de Janeiro, o maior aterro sanitário da América Latina.

Gravado entre 2007 e 2009, o longa acompanha a relação de trabalho do artista plástico Vik Muniz (que fez a abertura da novela Passione, da Globo) com os catadores de lixo. Ele fotografa esses trabalhadores e cria a imagem com os resíduos que recolhem, mostrando que alí há mais do que sujeira e cheiro ruim. No meio disso, apresenta histórias como as de Tião, presidente da Associação dos Catadores, e de Zumbi, que montou biblioteca com os livros que achou no lixo.

Lixo Extraordinário foi reconhecido como melhor documentário nos festivais de Sundance, Berlim e Paulínia. Assim, vale a pena deixar de lado um pouco os filmes blockbusters e dar chance para uma produção nacional, que trata de um tema bem real e conhecido pelos brasileiros. O trailer está disponível no YouTube.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;