Internacional Titulo
Estudo da Unesco alerta para a falta de professores no mundo
Da AFP
04/10/2002 | 15:21
Compartilhar notícia


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), advertem para o risco de uma "escassez mundial de professores".

O estudo foi divulgado nesta sexta-feira, por ocasião da celebração do Dia dos Professores, neste sábado.

"O contínuo crescimento da população e a deterioração das condições de trabalho estão provocando uma escassez de professores no mundo inteiro, o que poderia afetar seriamente a qualidade da educação", aponta o estudo, intitulado "Perfil Estatístico da Profissão Docente".

Segundo o relatório, o número total de professores no mundo era de 59 milhões em 1997.

O número de crianças em idade escolar aumentou mais rapidamente do que o de professores na década de 90, "até o ponto em que, em alguns países em desenvolvimento, existem mais de 100 alunos por professor", destaca o estudo.

Nos países em desenvolvimento, o número de alunos por professor é três vezes maior do que nos países ricos.

Em nações como Moçambique e Senegal, "há uma média de 50 até 70 alunos por mestre".

Já em países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) existem cerca de 16 alunos por professor. O recorde é da Dinamarca, com 10,6 alunos por docente, seguida pela Hungria (10,9), Itália (11,3), Luxemburgo (12,6) e Noruega (12,6).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;