Nacional Titulo
Gaseoduto entre Argentina e Brasil é inaugurado
Do Diário do Grande ABC
18/08/2000 | 18:30
Compartilhar notícia


Os governos da Argentina e do Brasil inauguraram nesta sexta-feira a localidade de Pasos de los Libres (província de Corrientes) o gasoduto Paraná-Uruguaiana, que exigiu investimentos de US$ 250 milhoes e transportará 2,8 milhoes de metros cúbicos por dia de gás natural para o Brasil.

Segundo o vice-chanceler argentino, Horacio Chighizola, a obra representa "um vínculo estratégico que ultrapassa longamente a discussao de problemas pontuais no Mercosul".

O secretário de Energia, Daniel Montamat, estimou que este ano "as exportaçoes argentinas do setor vao ultrapassar US$ 4 bilhoes" tendo como principais destinatários o Brasil e o Chile. "Exportamos para o Chile petróleo e gás natural; para o Brasil, petróleo e eletricidade, e já começamos a exportar gás natural para o Uruguai", explicou.

O duto tem capacidade para transportar 15 milhoes de metros cúbicos, mas numa primeira etapa só transportará 2,8 milhoes, para a alimentaçao da Central Térmica de AES, no Rio Grande do Sul, uma unidade energética de 600 megawats de potência que possui duas turbinas a gás e outra a vapor.

O gasoduto foi construído em quatro anos gerando 900 novos postos de trabalho de forma direta e indireta. O duto, de 440 km extensao, entre Aldeia Brasileira e a fronteira de Paso de los Libres-Uruguaiana, foi construído pela Transportadora Gás do Norte (TGN) - capital canadense, francês, malaio e argentino - e a Transportadora Gás do Mercosul (TGM).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;