Internacional Titulo
Endeavour traça mapa preciso de 75% da Terra
Do Diário do Grande ABC
21/02/2000 | 15:35
Compartilhar notícia


Após uma minuciosa inspeçao de 75% da superfície terrestre, os tripulantes do ônibus espacial Endeavour concluíram nesta semana a primeira etapa da missao topográfica, após sobrevoarem a ilha Flinders, a Sudoeste da Austrália, no mar da Tasmânia.

Em nove dias e seis horas de traçado geográfico, os astronautas inspecionaram 111 milhoes de quilômetros da superfície terrestre pelo menos duas vezes, do Alaska no Norte ao extremo Sul da América do Sul. Os dados geográficos sao suficientes para preencher 20.600 CDs.

Segundo o controle da missao, foi ``uma operaçao impecável da instrumentaçao topográfica mais avançada do universo'. Os dados armazenados pela equipe, que encerrou os trabalhos às 9h em Brasília, sao considerados um ``verdadeiro tesouro da raça humana por muitos anos'.

O volume de dados compilado pelos cientistas pelo radar superou a estimativa feita há uma semana. Isso porque os astronautas conseguiram desenvolver nove horas extras de traçado cartográfico na noite de domingo até esta manha.

Em terra, os cientistas precisarao de um a dois anos para estudar todo o material pesquisado. A Nasa e a Agência Nacional de Cartografia antecipam que os mapas serao os mais completos e precisos jamais produzidos. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos pretende lançar mao dos mapas para melhorar a trajetória de projéteis e o lançamento de tropas. Por questoes de segurança nacional, os demais terao acesso a mapas menos precisos. Mas os especialistas concordam que a informaçao será muito superior a que se encontra atualmente disponível.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;