Economia Titulo
Governo descarta racionamento de energia no verao
Do Diário do Grande ABC
17/11/1999 | 15:27
Compartilhar notícia


O país vai trabalhar neste verao com reservas de 3 mil megawatts de energia elétrica, dobro da capacidade mínima necessária para essa estaçao do ano, quando há maior consumo no horário de ponta, entre às 18 e 20 horas. A afirmaçao é do secretário Nacional de Energia, Benedito Carraro, buscando tranqüilizar os consumidores sobre a possibilidade de um racionamento de eletricidade. Carraro participou nesta manha do Enershow'99, congresso que acontece até amanha no Palácio das Convençoes do Anhembi, em Sao Paulo.

Carraro disse que os 3 mil megawatts significam 5% da energia elétrica gerada no país, o que é considerado pelos técnicos um índice aceitável de reserva. Ele admitiu, porém, que os reservatórios das principais hidrelétricas estao em situaçao de baixa devido a forte estiagem verificada este ano, mas afirmou que com o início da estaçao chuvosa, a partir de dezembro, a situaçao deve melhorar.

O presidente do Operador Nacional de Sistema (ONS), Mário Santos, disse que o governo já tomou as providências na área de energia elétrica para enfrentar o verao 99/2000. Segundo ele, foram realizadas obras no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul Rio Grande do Norte e Ceará para prevenir possíveis problemas de desabastecimento. Também foram ampliadas as capacidades de geraçao, com um ganho adicional de 500 megawatts de energia elétrica no período do verao, acrescentou Mário Santos. Esse volume corresponde à capacidade de geraçao da Usina Termoelétrica de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, uma das empresas que terá acréscimo de 100 megawatts na sua geraçao no período.

Segundo Mário Santos, a usina nuclear de Angra-1 também terá uma ampliaçao na sua carga, passando de 400 megawatts para até 600 megawatts. Ele anunciou ainda que o setor energético passará a contar a partir de fevereiro de 2000 com Angra 2, uma usina nuclear com potencial de geraçao de 1,2 mil megawatts.

Paralelamente, Mário Santos informou que por uma questao de segurança foi concluído um acordo entre o Ministério de Minas e Energia e as companhias Cerj, Light e Escelsa, no qual essas empresas se comprometem a reduzir o fornecimento de energia para grandes clientes em até 170 megawatts e transferir esse volume ao sistema integrado de eletricidade em caso de emergência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;