Economia Titulo
Standard and Poor's eleva classificação do Brasil
Do Diário OnLine
Com AFP
17/09/2004 | 22:01
Compartilhar notícia


A agência de classificação de risco Standard and Poor's elevou nesta sexta-feira de 'B+' para 'BB-' o rating (nota de crédito) dos títulos da dívida externa brasileira. A perspectiva da avaliação também foi elevada, de "positiva" para "estável". É a segunda melhora da classificação do país neste mês — no último dia 9, o banco Moody's elevou a nota brasileira de 'B2' para 'B1'.

Para justificar sua decisão, o S&P citou a melhora da liquidez externa, a disciplina fiscal brasileira e a "firme" política macroeconômica do país.

"O clima macroeconômico mais firme tem sido apoiado por uma recuperação do PIB (Produto Interno Bruto) real este ano. Liderada por exportações líquidas, antecipa-se que a recuperação se traduzirá em um crescimento de mais de 4% em 2004 e mais de 3% em 2005, devido a uma certa alta no investimento, que permanece porém em níveis baixos", disse a analista da agência Lisa Schineller

"A perspectiva estável (da dívida) reflete o compromisso do governo em adotar políticas macroeconômicas prudentes e de avançar com as tão necessárias reformas, lutando contra o risco que rodeia a posição fiscal e externa do Brasil, ainda vulnerável", avaliou Schineller.

A analista da S&P ressaltou que a implementação de mais reformas é fundamental para garantir a continuação de um crescimento sólido e seguir baixando a carga da dívida. "Espera-se que o governo mantenha seu compromisso de um superávit primário de 3% a 4% do PIB (sem grandes mudanças no cálculo orçamentário) para manter a trajetória da dívida em queda", concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;