Política Titulo
Região elege hoje seus representantes
Juliana de Sordi Gattone
Diário do Grande ABC
05/10/2008 | 07:36
Compartilhar notícia


Após três meses de campanha, os 27 candidatos a prefeito e os 1.945 pleiteantes a vereador no Grande ABC passarão pelo teste definitivo: as urnas. São sete vagas de chefe do Executivo e 108 cadeiras nas câmaras.

Hoje, 1.860.609 eleitores de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra confirmarão seus votos a partir das 8h. Às 17h, o processo é encerrado para dar início à apuração. O sistema eletrônico possibilitará que o resultado seja divulgado ainda na noite de hoje.

Três prefeituras são disputadas por candidatos à reeleição: São Caetano (José Auricchio Júnior-PTB), Ribeirão Pires (Clóvis Volpi-PV) e Rio Grande da Serra (Adler Kiko Teixeira-PSDB). Segundo pesquisa Diário/Ibope publicada ontem, os três conquistarão a vitória, já que seus adversários não têm chances de alcançá-los.

Nas demais cidades, as disputas permanecem indefinidas, embora haja tendência de vitória no primeiro turno para candidatos do PT. Em Santo André, a divisão de votos entre candidatos da oposição deixou o petista Vanderlei Siraque com ampla vantagem. Se ele for eleito, o partido consolidará o quarto mandato consecutivo. Foram duas vitórias de Celso Daniel (1996 e 2000) e uma de João Avamileno (2004).

Seja qual for o resultado, São Bernardo será palco de eleição histórica. Isso porque há 20 anos o PT não tem chances de ganhar uma disputa na cidade em que nasceu. Além disso, existe a possibilidade de a decisão ser levada ao segundo turno - entre Luiz Marinho (PT) e Orlando Morando (PSDB) -, o que não acontece há 12 anos. Desde 1996, quando Maurício Soares derrotou Tito Costa, o grupo governista que apóia o tucano tem vencido os pleitos com facilidade no primeiro turno - em 2004, por exemplo, William Dib (PSB) foi reeleito com 76% dos votos.

Agora, os dois ex-prefeitos voltam a duelar, mas no papel de coadjuvantes. Maurício retornou ao PT e coordena a campanha oposicionista, enquanto Tito (hoje no PTB) apóia a manutenção da atual gestão. Sem velhos conhecidos dos eleitores, São Bernardo passa por um momento de transição e todos os candidatos concorrem pela primeira vez à Prefeitura.

Em Diadema, a disputa acirrada entre PT e PSDB, que sempre marcou as eleições municipais, pode ter desfecho diferente neste ano. O petista Mário Reali, apoiado pelo atual prefeito José de Filippi Júnior (PT), pode ser anunciado como vitorioso hoje. O adversário tucano, José Augusto da Silva Ramos, que iniciou a campanha na liderança, registrou queda nas pesquisas e terá de ganhar votos para conseguir levar a disputa para o segundo turno. Se isso acontecer, será a quarta vez consecutiva que o tucano perde um pleito para o cargo de chefe do Executivo. Em 2004, José Augusto venceu o primeiro turno, mas não conquistou a vitória na prorrogação, perdendo a Prefeitura para Filippi.

Mauá também reserva surpresas. A cidade, que em 2004 foi impedida de escolher o administrador por conta de uma briga judicial, tende a reconduzir o PT ao poder. Há quatro anos, o partido - que tinha como prefeito o agora candidato Oswaldo Dias - tentou fazer o sucessor, mas a Justiça cassou a candidatura de Márcio Chaves, impedindo a realização de segundo turno, à época, com Leonel Damo (PV).

Com alto índice de rejeição, Damo desistiu de disputar novamente e anunciou apoio a Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra (PSB). O socialista tem chances de levar a disputa ao segundo turno, mas está empatado tecnicamente com o tucano Diniz Lopes.

COBERTURA - O Diário realiza hoje cobertura especial das Eleições 2008. Todos os candidatos a prefeito serão acompanhados pela equipe do jornal, conduta adotada desde 6 de julho, quando foi iniciada oficialmente a campanha.

Pelo site www.dgabc.com.br, os eleitores poderão acompanhar, em tempo real, as apurações e resultados dos pleitos nas sete cidades da região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;