Cultura & Lazer Titulo
Bono vira roteirista de Wenders
Vivian Whiteman
Da Redaçao
13/11/1999 | 17:24
Compartilhar notícia


Além de cantor e militante de causas sociais em favor do Terceiro Mundo, o astro pop Bono, líder da banda irlandesa U2, mostra ao público, no próximo ano, uma outra faceta de seu talento. Ele assina, ao lado de Nicolas Klein, o roteiro de The Billion Dollar Hotel, novo filme dirigido pelo diretor alemao Wim Wenders.

A história, que partiu de uma idéia do próprio Bono, surgida depois que ele e seu companheiro de banda Edge (guitarrista) compraram um hotel em Dublin, na Irlanda, fala sobre um crime que acontece numa antiga hospedaria que fica na parte ruim e decadente de uma Hollywood futurista.

Por volta de 1930, o local havia sido um dos mais badalados hotéis da regiao - mas, 100 anos depois, acabou se tornando abrigo para pacientes com problemas mentais, abandonados pelo sistema de saúde. O filho de um bilionário é encontrado morto no local, e o mistério é: seria um caso de assassinato ou suicídio? Para descobrir em que circunstâncias o playboy foi parar no hotel, e o que aconteceu desde entao, é escalado um detetive durao, que investigará o caso.

O policial é interpretado pelo gala Mel Gibson, e para o papel dos dois principais suspeitos, perturbados moradores do abrigo, Wenders escalou Jeremy Davies (de O Resgate do Soldado Ryan) e a modelo-atriz Mila Jovovich (de O Quinto Elemento). Completam o elenco Amanda Plummer, a veterana Gloria Stuart (a velhinha Rose de Titanic) e o próprio Bono, que também aparece como um dos malucos sem-teto que habitam o velho hotel.

A história se passa em 2030, e já está sendo comparada a uma outra produçao futurista: Blade Runner - O Caçador de Andróides, de Ridley Scott. No entanto, o roteiro de Bono e Klein está cheio de passagens cômicas, com muito humor negro - o que nao existe na séria fita estrelada por Harrison Ford.

Parceria - The Billion Dollar Hotel (que, inicialmente, se chamaria The Million Dollar Hotel) marca a primeira parceria roteiro-direçao de Bono e Wenders, que, no entanto, já trabalharam juntos outras três vezes no cinema, em circunstâncias diferentes.

Bono compôs cançoes para as trilhas sonoras de filmes de Wenders, cineasta alemao que dirigiu grandes títulos como Asas do Desejo e Paris, Texas. O líder do U2 e sua banda fizeram cançoes para Até o Fim do Mundo (a faixa Until the End of the World, título original da fita), Tao Longe, Tao Perto (que contou com Stay) e O Fim da Violência, no qual o cantor faz um dueto com sua esquisitinha amiga Sinead O'Connor, também irlandesa.

O novo filme, que deve estrear em 2000, tem produçao da Icon, que pertence a Gibson e que fez outros títulos protagonizados pelo gala, como a fita de açao O Troco e o épico milionário Coraçao Valente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;