Internacional Titulo
Mercosul fecha acordo para coibir terrorismo
Do Diário OnLine
30/11/2001 | 14:11
Compartilhar notícia


O ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira, anunciou na tarde desta sexta-feira que os ministros de Interior e Justiça do Mercosul, Bolívia e Chile chegaram a um acordo sobre a assistência jurídica entre os países. “Chegamos a um acordo e criamos um grupo de combate ao terrorismo com medidas práticas e entrosadas”, afirmou.

Os ministros, reunidos na 16ª Reunião de Ministros de Interior e Justiça do Mercosul, Bolívia e Chile, firmaram um acordo de cooperação jurídica que prevê o fornecimento de evidências e provas entre as autoridades policiais dos países e o bloqueio de bens e de contas de suspeitos.

Aloysio Nunes Ferreira declarou, no entanto, que não existem indícios concretos sobre apoio financeiro e logístico e treinamento de terroristas na tríplice fronteira. “Não há nada concreto sobre remessas de dinheiro para grupos que apóiem o terrorismo”, afirmou. “Houve apenas uma reportagem de uma emissora internacional que mostrou uma foto de uma catarata, mas não foi provado que eram as Cataratas de Foz do Iguaçu. Porém, a região foi posta em descrédito”.

Todas as forças dos governos sul-americanos estarão voltados para o combate da corrupção nas fronteiras. O ministro admite que a região, onde habitam cerca de 500 mil pessoas, “ é uma área de grande atividade comercial, podendo haver crimes de corrupção e lavagem de dinheiro”.

Segundo o ministro, a região é fiscalizada pelo governo brasileiro desde 1992, quando houve o atentado anti-semita em Montividéu, no Uruguai.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;