Cultura & Lazer Titulo
Cinema nacional em mostra
Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
04/09/2010 | 07:11
Compartilhar notícia


Rápida tomada da produção audiovisual brasileira em 13 filmes. A 29ª Mostra de Cinema Brasileiro de São Bernardo, de hoje ao dia 3, é bem diversificada, tanto em relação aos gêneros como à estética adotada pelos diretores. Tem para vários gostos: ação, documentário, drama, terror.

Dez produções serão apresentadas no Cineclube Photogramas, na Pinacoteca Municipal, nos fins de semana. Fãs da linha terror trash vão conferir a novidade da mostra: na segunda-feira, às 21h, trilogia de Zé do Caixão será apresentada no Teatro Elis Regina. O cineasta e ator paulistano, batizado como José Mojica Marins e conhecido pelas unhas gigantescas, confirmou presença.

A mostra será aberta hoje, às 16h, com Besouro (2009), do diretor João Daniel Tikhomiroff. A história do capoeirista que lutou contra o preconceito terá bis amanhã, às 19h.

O documentário DZI Croquettes (2009) é o outro filme programado para hoje, às 20h. Dirigido por Raphael Alvarez e Tatiana Issa, lembra o grupo ícone da contracultura que utilizou armas como ironia e inteligência para desafiar a ditadura militar. A reapresentação será amanhã, às 16h.

PROGRAMAÇÃO
Ditadura militar também é cenário do filme Cidadão Boilesen (2009). Com direção de Chaim Litewski, o documentário invadirá a telona nos dias 11, às 16h, e 12, às 19h, contando a proximidade do presidente do grupo Ultra com o regime, ao financiar a repressão.

O drama Os Inquilinos, sexto longa-metragem do diretor Sérgio Bianchi, levará um pouco da realidade da classe baixa paulistana para a mostra são-bernardense no dia 11, às 20h, com segunda exibição no dia 12, às 16h. A mostra ainda traz os dramas À Deriva, de Heitor Dhalia, Linha de Passe, de Walter Salles e Daniela Thomas entre outros. Confira a programação completa na agenda cultural do site www.saobernardo.sp.gov.br.

29ª Mostra de Cinema Brasileiro - Cinema. No Cineclube Photogramas - Rua Kara, 105, Jardim do Mar, São Bernardo. Tel.: 4125-2466. No Teatro Elis Regina - Avenida João Firmino, 900, bairro Assunção, São Bernardo. Tel.: 4351-3479. De hoje ao dia 3. Grátis. Ingressos disponíveis uma hora antes na bilheteria. Programação www.saobernardo.sp.gov.br, na agenda cultural.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;