Cultura & Lazer Titulo
Biografia de Plínio Marcos é lançada hoje em S.Paulo
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
28/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A editora Leya lança nesta noite o livro "Bendido Maldito - Uma Biografia de Plínio Marcos", de Oswaldo Mendes, no Tuca, às 19h30.

Segue ao lançamento ato teatral com participação de Nydia Licia, Sérgio Mamberti, João Acaiabe, Marco Ricca, Antonio Petrin, Emílio Fontana e Lígia Cortez com o elenco do Grupo Folias. Também será exibido depoimento de Plínio para a TV, gravado em 1998 um ano antes de sua morte.

O lançamento coincide com os 50 anos de estreia de Barrela, a primeira peça de Plínio, que teve apresentação única em Santos, sendo proibida em seguida.

Ao escrever a biografia, o autor relaciona a vida de Plínio à estrutura de uma peça teatral clássica de três atos.

No primeiro ato, a vida de Plínio é apresentada. Genioso, o ator e dramaturgo detestava a escola, sempre apanhava dos professores por ser canhoto e quase se profissionalizou como jogador de futebol. A aproximação do meio artístico foi através do rádio. No segundo, apresenta os conflitos na vida de Plínio, grande parte deles no período da ditadura, época em que produziu a maior parte dos seus textos teatrais, entre eles "Dois Perdidos Numa Noite Suja", "Navalha na Carne" e "O Abajur Lilás". Tudo acompanhado de uma linha do tempo que permite identificar a época em que ocorreu a ação e que explica e correlaciona os episódios.

Bendito Maldito - Lançamento de livro. Tuca - Rua Monte Alegre, 1.024, São Paulo. Tel.: 3670-8458. Hoje, às 19h30. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;