Economia Titulo
Vagas na construção civil crescem 103% até julho
Vivian Costa
Do Diário do Grande ABC
16/09/2008 | 08:28
Compartilhar notícia


A indústria da construção civil contratou no Estado de São Paulo 271,4 mil trabalhadores de janeiro a julho, o que representa um aumento de 103% em relação ao número de contratados no mesmo período de 2007, conforme pesquisa mensal do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV Projetos.

O Grande ABC registrou um crescimento de 1,7% em julho, se comparado a junho, o que somou 487 novos empregos. O município que teve maior índice de contratação foi Rio Grande da Serra com 5,41%, se comparado a junho. A única cidade que teve queda foi Diadema com redução de -2,44. Segundo Rosana Carnevalli, diretora do SindusCon, esse número pode ter sido registrado quando houve término de obras.

Segundo Rosana, a região tem atraído grandes incorporadoras de olho no mercado. Com isso, há vários lançamentos, o que mostra que no futuro esse número pode aumentar. "Um dos motivos para a grande procura é que aqui o coeficiente é melhor do que na Capital", explica. Afirma ainda, que as incorporações representam 80% do mercado.

Vagas - Em julho, foram empregados 42,3 mil novos funcionários, uma variação positiva de 2% ante o mês anterior, o que elevou o estoque de mão-de-obra da construção civil para 2,106 milhões, o maior desde 1995, quando o estudo teve a metodologia atualizada. No ano, a alta é de 14,8%. Já nos últimos 12 meses encerrados em julho, a alta é de 19,54% ou 344,3 mil postos.

No Estado de São Paulo, foram criadas no ano 71,2 mil vagas até julho, um aumento de 13,8% no total de trabalhadores da construção civil. O estoque de mão-de-obra do setor no Estado atingiu o patamar de 587,3 mil empregados com registro em carteira. Nos últimos 12 meses encerrados em julho, mês em que foram geradas 8.700 vagas, a alta do índice é de 21%.

Na Capital paulista, o avanço do índice nos sete primeiros meses do ano foi de 14%, com a criação de 34,5 mil postos de trabalho. Em julho, foram contratados 4.200 funcionários, uma alta de 1,5% sobre junho. Já nos últimos 12 meses, o crescimento chega a 22,3%. Com isso, o estoque de mão-de-obra da construção civil no município de São Paulo acumula 282 mil empregados com registro em carteira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;