Política Titulo
Arqui-rivais se chamam de Maluf em Diadema
Karen Camacho
Da Redaçao
05/08/2000 | 17:14
Compartilhar notícia


Os arquiinimigos políticos de Diadema José Augusto da Silva Ramos (PPS) e José de Filippi Jr. (PT) estao se chamando de Maluf em tom de xingamento. José Augusto comparou o petista ao candidato do PPB a prefeito de Sao Paulo, Paulo Maluf, ao criticar a municipalizaçao do serviços de água e esgoto com a criaçao da Saned (Companhia da Saneamento de Diadema), em 1995. "O Filippi é o Maluf de Diadema", atacou José Augusto. O petista rebate: "O José Augusto tem postura truculenta típica do Maluf quando diz que bandido nao vai mais entrar em Diadema. Parece até o Maluf dizendo que vai instituir prisao perpétua, coisa que nao é de sua competência. Sem contar que o discurso dele é muito parecido. Tudo foi ele que fez."  

José Augusto comparou a criaçao da Saned com a da Eletropaulo, no final da década de 70, quando Paulo Maluf era o governador do Estado (1979-1982). "O Maluf comprou os equipamentos da Light sendo que o contrato de concessao terminava em dois ou três anos e os equipamentos passariam para o Estado de graça. Mas ele criou a Eletropaulo e pagou uma fortuna. Na época, a esquerda denunciou isso como uma negociata safada", contou.  

O candidato do PPS comparou o fato à criaçao da Saned pelo adversário José de Filippi. Em 1994, o petista rescindiu o contrato de concessao de uso dos serviços de água e esgoto com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de Sao Paulo), para depois criar a Saned. "Existia um órgao na Prefeitura chamado Daed (Departamento de Agua e Esgoto de Diadema). O contrato com a Sabesp terminava em 1996. Com isso, a Sabesp iria devolver a concessao e tudo o que investiu no município. Mas o Filippi se antecipou e comprou os equipamentos, avaliados em R$ 60 milhoes e provocando prejuízo para o município", atacou José Augusto. 

Filippi nao aceita a crítica. "O contrato com a Sabesp foi firmado em 1976 com vigência de 30 anos, ou seja, terminaria em 2006. Aí começa a má fé. Ele participou da minha administraçao. O José Augusto foi secretário de Governo durante um ano e meio e acompanhou a municipalizaçao dos serviços de água e esgoto. Se houve prejuízo ele foi conivente", disse.

O petista argumentou ainda que, na época do rompimento do contrato, nao havia outra soluçao para resolver os problemas da cidade. "A Sabesp nao realizava as obras de saneamento e a tarifa de esgoto passou a ter desconto de 20%. ainda acabamos com a falta de água, inclusive na casa do José Augusto, ele é um mal agradecido", devolveu.

Filippi nao se arrepende. "Criamos uma empresa viável e competitiva, foi um ato de coragem. Mas é bom saber que se fosse por ele (José Augusto) a Saned nem teria sido criada."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;