Economia Titulo
Marca própria ganha destaque entre ovos
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
01/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Além das marcas tradicionais de ovos de Páscoa que lotam as parreiras das lojas, os chocolates que levam marcas exclusivas das redes também vão preencher boa parte destes espaços. A Coop (Cooperativa de Consumo), Pão de Açúcar e Walmart são algumas das que investiram em produtos exclusivos.

As varejistas garantem que uma das vantagens destes itens é o preço, em geral mais acessível em relação aos demais. Os clientes da Coop terão 85 mil unidades de ovos da marca própria Coop Plus à disposição nas versões de 160 e 80 gramas.

O gerente geral de operações, Valdomiro Sanches Bardini, diz que os chocolates foram produzidos pela Cacau Show. De maneira geral, para a data, a rede comprou 85 toneladas do produto na indústria para abastecer suas 30 unidades.

A cooperativa crê que o fornecimento de produtos sazonais crescerá entre 10% e 15% neste ano. A central de panificação da empresa será responsável pela produção do bolo pascal. "Os funcionários vão produzir 22 toneladas, volume 20% maior em relação ao ano passado", afirma o gerente de operações.

Estratégia - Na avaliação do comprador de produtos sazonais do Pão de Açúcar, Diogo Paiva, a estratégia para as marcas próprias está mais estruturada neste ano. Assim como a concorrente Coop, a Cacau Show fabricou os ovos da marca Qualitá para a rede, enquanto a Chocolate Araucária, de Campos do Jordão (SP), fez para a Taeq.

"Queremos vender 30% a mais de ovos de Páscoa das marcas próprias, enquanto para as demais estimamos alta de 15% em relação a 2009", sinaliza Paiva.

O funcionário da rede estima que os clientes manterão as compras mesmo diante dos preços mais caros. "A variação será de 6% a 10% devido à alta no preço do cacau e do açúcar, principalmente", afirma. O reajuste reflete sobre marcas como Nestlé, Garoto, Lacta e as exclusivas da rede.

Personagens - Algumas das apostas do Walmart são os produtos licenciados com personagens infantis nos ovos que levam a marca da rede. Personagens como o ogro Shrek, super-heróis Os Incríveis, o peixinho Nemo e o Seninha estampados as embalagens.

Em nota, a empresa afirma que a previsão é de incremento de 20% em todos os ovos. O volume comprado da indústria foi 30% maior que no ano passado.

Cacau Show produz 500 toneladas de chocolate para redes
Até a Páscoa, a fábrica da rede de franquias Cacau Show processará 2.200 toneladas de chocolate. Deste montante 1.700 é para atender suas 800 lojas e as 500 restantes são para as supermercadistas Coop (Cooperativa de Consumo) e Grupo Pão de Açúcar, além da distribuidora de doces Marsil.

Especialmente para a época que representa o maior volume de vendas para o setor, a fabricante contratou 487 funcionários temporários que reforça, o quadro de 2.400 pessoas dedicadas à área de produção.

O volume de processamento para atender sua rede própria neste ano será 42% superior ao do ano passado, calcula o gerente de marketing Stefenson Soalheiro. "Prevemos alta de 56% no faturamento", completa o gestor.

Sabor - Seguindo tendência de saudabilidade, as indústrias investiram em chocolates com concentração maior de cacau. Para consumidores com restrições alimentares, a Nestlé tem no portfólio de produtos o Classic Zero é feito com chocolate meio amargo sem adição de açúcar e lactose e com 50% de cacau.

Para o gerente de marcas da Lacta, Carlos Cortez, a fabricação de produtos com alta concentração desta matéria-prima cresce neste mercado. "Algumas empresas tem linhas com mais até 80% de cacau", pontua.

A reformulação na linha de tabletes da Garoto inclui além do novo design da embalagem um produto com chocolate amargo e 55% de teor da fruta que dá origem ao doce. A outra novidade é uma versão com chocolate ao leite, castanha-do-pará e castanha-de-caju.

Por fim, a Cacau Show também incluiu na linha Dreams o sabor 55% Cacau. A concorrente Brasil Cacau, pertencente ao Grupo CRM - dona da Kopenhagen -, tem entre os produtos desta Páscoa uma variedade com concentração de 70%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;