Internacional Titulo
Americanos apóiam guerra com ou sem resolução, diz pesquisa
Do Diário OnLine
17/03/2003 | 21:59
Compartilhar notícia


Diante da iminência da guerra contra o Iraque, os americanos estão apoiando o presidente George W. Bush, mas ficam divididos em relação ao início de um ataque sem a aprovação da Organização das Nações Unidas (ONU). É o que aponta um pesquisa divulgada nesta segunda-feira, feita em parceria pelo diário USA Today, pela rede de informações CNN e pelo instituto Gallup.

A cada dois americanos, um é a favor da invasão por terra no Iraque para depor Saddam Hussein. O apoio é o mais expressivo desde novembro de 2001 – dois meses após os ataques terroristas contra o World Trade Center e o Pentágono. Seis entre dez pessoas dizem que estão prontas para um ataque na próxima ou em duas semanas.

Se o Conselho de Segurança da ONU rejeitar a ação militar, apenas 54% dos americanos aprovam a invasão. E se a administração de Bush não conseguir um voto final no Conselho, o apoio à guerra cai para 47%.

A maioria dos americanos não culpa Bush pelo impasse e acredita que ele está fazendo um bom trabalho diplomático na questão do Iraque. A maior parte responsabiliza a França e a Rússia, que estão liderando o bloqueio da resolução da ONU autorizando a guerra.

"Os americanos acreditam que é melhor ter o maior número possível de aliados antes de ir para a guerra", disse Merle Black, um cientista político da Emory University (Atlanta). "Se Bush decidir atacar sem a aprovação da ONU, ele terá que esperar que o sucesso militar redefina a questão rapidamente. É uma estratégia de risco".

Enquanto 58% dos americanos aprovam o trabalho que o presidente está fazendo, apenas 44% são a favor de seu tratamento em relação à economia.

As posições públicas voltadas para a França, Rússia e Alemanha têm desgastado com severidade. Mais de dois em cada três americanos dizem que a França não está sendo razoável em sua oposição à resolução que poderia conduzir à guerra. Mais da metade dizem que o governo francês está "apunhalando os Estados Unidos pelas costas".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;