Internacional Titulo
Vaticano assina acordo histórico com palestinos
Do Diário do Grande ABC
15/02/2000 | 14:35
Compartilhar notícia


Um acordo ``histórico' entre Vaticano e os palestinos, destinado a oficializar a presença da Igreja católica nos territórios autônomos, foi assinado nesta terça-feira após um encontro entre Yasser Arafat e o Papa Joao Paulo II.

O acordo, qualificado de ``sem precedentes' por fontes palestinas, se refere à personalidade jurídica da Igreja Católica nos territórios autônomos palestinos. As duas partes se comprometem igualmente a nao aceitar iniciativas unilaterais quanto ao futuro de Jerusalém.

O preâmbulo do acordo pede uma ``soluçao justa' para Jerusalém e um ``estatuto especial', ``garantido internacionalmente' para uma cidade cuja ``identidade própria e caráter sagrado' devem ser ``salvaguardados'.

A proclamaçao por Israel de Jerusalém como sua capital unificada nunca foi reconhecida pela comunidade internacional e os palestinos reivindican o setor oriental como capital de seu futuro Estado.

O texto do acordo insiste na ``liberdade de religiao e de consciência', ``na igualdade das três religioes monoteístas' e no ``livre acesso' aos ``lugares sagrados'.

Durante uma entrevista de 15 minutos com o Papa, Arafat evocou o bloqueio do processo de paz e expressou sua preocupaçao a respeito.

Joao Paulo II prometeu que irá à cidade palestina de Jericó durante sua visita à Terra Santa de 20 a 26 de março. Esta foi a oitava visita de Arafat ao Vaticano desde 1982.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;