Internacional Titulo
Apesar de desafios, futuro do mundo torna-se melhor, diz relatório
Da AFP
10/09/2007 | 19:42
Compartilhar notícia


Segundo relatório publicado nesta segunda-feira, o aquecimento climático, a água, a energia, o desemprego e o terrorismo permanecem como difíceis desafios, mas o futuro do mundo torna-se mais otimista, com menos guerras, uma expectativa de vida mais longa e uma educação melhor.

"Mesmo que a atualidade seja dominada por grandes tragédias humanas como o Iraque e Darfur, a grande maioria do mundo vive em paz e os conflitos diminuíram nos últimos dez anos", anuncia o relatório anual sobre "o futuro" publicado pela WFUNA (World Federation of United Nations Associations), uma rede formada por centenas de Estados membros da ONU.

Assim, o número de refugiados no mundo está em declínio; os conflitos no continente africano diminuíram de 16 em 2002 para 5 em 2005. A Aids, apesar de seu avanço na Europa do Leste e no sul e no centro da Ásia, começou a se estabilizar na África.

Entre outros sinais positivos, o relatório cita a redução da mortalidade infantil e o aumento do número de pessoas que utilizam a internet.

Entre os pontos negativos, o relatório evoca as emissões de CO2, o terrorismo, a corrupção, o aquecimento climático, o desemprego e o baixo índice de participação eleitoral.

No mais, as desigualdades persistem: 2% dos mais ricos da população mundial dividem entre si 50% das riquezas, enquanto os 50% mais pobres não dispõem senão de 1% dessas riquezas. Este fosso, mas também as novas doenças e o crime organizado representam novos desafios.

Se não forem solucionados, "o futuro poderá se tornar mais sombrio, marcado pela falta d'água e de terras cultiváveis, além de migrações em massa, da turbulência do clima, do caos econômico e de outros desastres", prevê o relatório.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;