Internacional Titulo
Colaborador de presidente iraniano sofre tentativa de assassinato
Do Diário do Grande ABC
12/03/2000 | 17:50
Compartilhar notícia


Um dirigente político reformista iraniano, colaborador do presidente Mohamed Khatami, foi vítima este domingo em Teera de uma tentativa de assassinato. Said Hajarian, 47 anos, líder da Frente de Participaçao (FP, esquerda reformista) e diretor de um jornal de oposiçao aos conservadores do regime, recebeu dois tiros, um deles na nuca. O ataque aconteceu em frente à prefeitura de Teera, para onde Hajarian se dirigia. Os agressores fugiram numa moto.

Hajarian já saiu do estado de coma e respira sem a ajuda de aparelhos, segundo anúncio de um de seus colaboradores, Majid Ansari. A polícia de Teera disse aos jornalistas que a arma usada pelos agressores era dotada de silenciador.

Em visita a Meybad (Centro do Ira), o presidente Khatami, visivelmente emocionado, mas também furioso, denunciou o ``atentado terrorista'. Em um discurso para milhares de pessoas, o presidente iraniano acentuou a ``firme determinaçao do governo de lutar sem piedade contra o terror, a violência e o assassinato'.

``Os inimigos cometeram assassinatos e provocaram uma onda terrorista em nosso país, mas nao atingirao seu objetivo', acrescentou Khatami, fazendo uma clara referência aos assassinatos do fim de 1998 contra intelectuais e opositores.

O jornal Sobh-e-emruz, dirigido por Hajarian, se especializou em atacar os conservadores e destacar assuntos delicados, como os assassinatos em série. Na última sexta-feira, desconhecidos atacaram e incendiaram instalaçoes do jornal em Uurumie (Nordeste).

Os meios políticos iranianos condenaram a tentativa de assassinato contra Hajarian. A imprensa afirmou que se trata de um ``atentado contra a abertura política e o processo democrático no Ira'.

O principal grupo de oposiçao armada negou qualquer responsabilidade sobre o atentado e afirmou que Hajarian foi vítima das ``lutas internas' do regime islâmico iraniano, segundo um comunicado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;