Esportes Titulo
Para De Rose, Rebeca Gusmão deve ser banida
24/11/2007 | 07:29
Compartilhar notícia


Eduardo de Rose, diretor antidoping da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) e que também faz parte da comissão médica da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), acha muito difícil que a nadadora Rebeca Gusmão consiga se livrar de uma pesada punição após problema com os dois testes positivos de doping.

Nos dois primeiros, apresentou excesso de testosterona exógena (não produzida pelo corpo) e o outro foi fraudado (duas amostras de urina eram diferentes). A declaração foi dada sexta-feira durante a abertura da Super Final da Copa do Mundo de Natação, em Belo Horizonte (MG).

Grave - A situação é tão complicada que Rebeca Gusmão pode ser suspensa ou até mesmo banida do esporte no próximo mês. Isso porque o CAS (Corte Arbitral do Esporte) deve julgar no dia 13 de dezembro o caso positivo dela no Troféu José Finkel, realizado em maio de 2006.

“Ela tem uma situação difícil, porque são três casos contra ela. E os três são muito sérios no meu ponto de vista”, afirmou.

E o resultado da amostra B do primeiro teste realizado no Pan do Rio – feito de maneira surpresa pela Fina (Federação Internacional de Natação) – também deve ser divulgado no próximo mês. De Rose revelou , que sabia do resultado positivo do teste-surpresa de Rebeca antes de ela competir no Pan do Rio – venceu as provas do 50 e 100 m livre.

Justiça - O presidente da CBDA, Coaracy Nunes, afirmou que vai notificar judicialmente a ex-nadadora Laura Azevedo pelas declarações dadas sobre doping. De acordo com o dirigente, Laura está “se aproveitando de um caso lamentável” (o doping positivo de Rebeca) para difamar a entidade e tentar provar a inocência no caso. Laura é a única atleta a ter sido banida do esporte.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;