Economia Titulo
INSS pode cancelar 97 mil benefícios suspeitos até o final do ano
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
28/03/2007 | 18:18
Compartilhar notícia


Cerca de 97 mil aposentados e pensionistas de todo o país podem deixar de receber seus benefícios até o final do ano. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) montou um mutirão para rever benefícios suspeitos. Se as irregularidades forem confirmadas, os pagamentos serão suspensos e cancelados, caso os segurados não prestem esclarecimentos.

Os trabalhos começaram na terça, com a análise de benefícios suspeitos nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e  Espírito Santo. Nesta quarta, a fiscalização se estendeu para Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo. O mutirão vai até 14 de dezembro.

Segundo o Ministério da Previdência, entre os principais problemas constatados estão a apresentação de certidões de nascimento e de óbito falsificadas e a inserção não-comprovada de empregos na carteira de trabalho.

Também foi constatado o uso de documentos falsos para converter o tempo especial de serviço em tempo comum. O artifício, na prática, aumenta em até 40% o tempo de contribuição e antecipa o recebimento da aposentadoria.

Pelas regras atuais, só pode receber aposentadoria integral por tempo de serviço o trabalhador homem com 35 anos de contribuição para o INSS. Para as mulheres, o prazo é de 30 anos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;