Internacional Titulo
Aviões aliados atacam defesas antiaéreas do Iraque
Da AFP
20/11/2002 | 17:13
Compartilhar notícia


Aviões de combate bombardearam três defesas antiaéreas no Sul do Iraque nesta quarta-feira, pela terceira vez esta semana, em resposta ao fogo iraquiano contra aviões da coalizão dos Estados Unidos e Grã-Bretanha, que patrulham a zona de exclusão aérea, informou o Pentágono.

O contra-almirante David Gove disse que foi registrado um "pico" na quantidade de disparos iraquianos contra aviões da coalizão desde que o Conselho de Segurança aprovou, no último dia 8, a resolução 1441, que retoma as inspeções de armas.

Os aviões americanos atacaram três centros de comunicação perto das localidades de Al Kut e Basra depois que as forças iraquianas dispararam mísseis terra-ar contra aparelhos da coalizão na zona de exclusão aérea do Sul do Iraque.

Autoridades iraquianas pediram nesta quarta-feira ao Conselho de Segurança da ONU que os aviões aliados deixem de sobrevoar as zonas de exclusão aérea: "O que impede o Conselho de pôr fim a essa proibição aérea ilegal que Estados Unidos e Grã-Bretanha tentam impor ao Iraque por meio da força e que constitui uma agressão flagrante e uma violação da Carta da ONU e do Direito internacional?", pergunta o jornal As Saura, do Partido Baas (no poder).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;