Internacional Titulo
EUA têm imagem ruim perante a UE
Das Agências
17/06/2003 | 23:46
Compartilhar notícia


A imagem dos Estados Unidos piorou sensivelmente entre os cidadãos da UE (União Européia): quase metade deles (48,2%) vêem a superpotência de forma negativa, especialmente em assuntos como a paz e a luta contra a pobreza, e somente 26,8% têm uma imagem positiva, segundo o último Eurobarômetro da Comissão Européia.

Os dados deste estudo, elaborado entre 18 de março e 30 de abril, em parte durante a guerra do Iraque, assinalam uma clara deterioração da imagem dos Estados Unidos em geral.

Na luta contra o terrorismo houve uma queda de nove pontos na porcentagem de cidadãos da UE que consideram positiva a atitude do país (45%), enquanto que 35% a consideram negativa, ou seja sete pontos a mais que na última enquete, de seis meses atrás.

No entanto, nesta área, os cidadãos do Reino Unido seguem apoiando majoritariamente a administração de George W. Bush (68%), assim como os dinamarqueses (64%) e os suecos e holandeses, (56%).

Sobre os esforços pela paz no mundo, 58% dos cidadãos da UE qualificam de negativa a política norte-americana – 12% mais que há seis meses – e 23% a acham correta.

Há uma certa igualdade no que se refere à gestão americana do crescimento econômico mundial, com uma imagem positiva para 37% da população da UE e negativa para 34%.

Na luta contra a pobreza no mundo a imagem de Washington também é negativa, com 52% dos europeus contra e 18% a favor, assim como na proteção do meio ambiente, que conta com a maior oposição, de 59% e só 14% de opiniões favoráveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;