Internacional Titulo
Bush nomeia mais duas pessoas que vao compor seu governo
Do Diário OnLine
17/12/2000 | 21:40
Compartilhar notícia


O presidente eleito dos Estados Unidos, George W. Bush, nomeou mais duas pessoas neste domingo, para compor o seu governo no ano que vem. Condoleezza Rice será assessora da Segurança Nacional da Casa Branca.

Ela é a segunda pessoa negra a ser secretária de Estado nos Estados Unidos. No sábado, o general Collin Powell, também negro, foi oficializado como secretário de Estado americano.

Al Gonzales foi nomeado assessor da Casa Branca. Gonzales é um juiz espanhol da Suprema Corte do Texas, e foi advogado do governo durante a primeira gestao de Bush.

Bush também escolheu sua porta-voz Karen Hughes como assessora da Presidência.

Rice - Condoleezza Rice, especialista em assuntos da Rússia e no controle de armamentos, sucederá a Sandy Berger, que era o conselheiro de Bill Clinton.

No NSC, Condoleezza Rice reencontrará um lugar que conhece bem, pois fez parte desse organismo entre 1989 e 1991, sob a presidência de George Bush.

É muito admirada pelo presidente eleito, de quem foi a principal conselheira de política externa durante a campanha eleitoral.

Professora universitária, que fala fluentemente o russo, ajudou Bush filho finalizar sua versao do projeto do sistema de defesa antimísseis, que será ampliado para proteger os Estados Unidos e seus aliados.

Nascida dia 14 de novembro de 1954 em Birmingham, no Alabama (sul), Condoleezza Rice efetuou brilhante carreira acadêmica. Entrou na Universidade, no Colorado, aos 15 anos, tendo feito o mestrado com 19 anos, depois o doutorado em Ciências Políticas, com 26 anos.

Desde 1981, faz parte do prestigiado corpo docente da universidade de Stanford, Califórnia, onde também desempenhou funçoes administrativas.

Também fez parte de vários conselhos de administraçao e foi membro do Conselho de Relaçoes Internacionais, um centro privado de pesquisas sobre política exterior, com sede em Nova York.

Condoleezza Rice, que nao está casada nem tem filhos, provocou uma polêmica em no último mês de outubro, quando explicou que Bush estudava a possibilidade, no caso de ser eleito, de realizar uma retirada de soldados norte-americanos dos Balcas, o que denominou ``uma nova divisao de trabalho com os europeus nessa regiao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;