Internacional Titulo
Chefe do governo espanhol pede mais respeito a Chávez
Da AFP
10/11/2007 | 14:17
Compartilhar notícia


José Luis Rodriguez Zapatero lembrou neste sábado a Hugo Chávez que o respeito é uma norma da diplomacia, depois do presidente venezuelano ter chamado José Maria Aznar, o predecessor do chefe do governo espanhol, de "verdadeiro fascista".

"Já conversei várias vezes com o presidente da Venezuela, e disse a ele que existe uma regra essencial na vida pública em geral e nas relações diplomáticas em particular, que é de se referir aos demais com respeito", declarou o chefe do governo espanhol.

"Essa é a conduta que deve prevalecer, sobretudo quando as declarações envolvem países amigos, como Espanha e Venezuela", acrescentou Zapatero durante uma entrevista coletiva à margem da Conferência Ibero-americana, neste sábado em Santiago.

Ao intervir, sexta-feira, durante a primeira sessão de trabalho da conferência, Chávez chamou de "verdadeiro fascista" o conservador José Maria Aznar. O presidente venezuelano também criticou os empresários espanhóis, que qualificou de "empresariado da elite, subordinado a Washington".

Zapatero defendeu os empresários, afirmando que eles sempre procuram atuar com responsabilidade social. "Os empresários espanhóis têm investido muito na América Latina, e fazem esforços permanentes para estabelecer uma norma de conduta baseada na responsabilidade social", afirmou.

A Espanha é o país que mais investe na América Latina, lembrou o dirigente socialista.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;