Nacional Titulo
Sem-teto ocupam prédio do INSS no Rio
Do Diário do Grande ABC
25/12/1999 | 17:22
Compartilhar notícia


Um grupo de 50 famílias do Movimento Nacional de Luta pela Moradia ocupou os 12 andares de um prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no centro do Rio, na madrugada deste sábado. Segundo a coordenaçao do movimento, o local estava abandonado havia cinco anos.

Entre os invasores, existem alguns que moram com parentes ou amigos e outros que moram em imóveis alugados. Os sem-teto alegam que o prédio - na Avenida Almirante Barroso - foi "feito com o dinheiro do povo" e, por isso, têm direito a ocupá-lo. "As construçoes têm de ter uma funçao social", afirma o advogado do movimento e um dos coordenadores, André de Paula. As famílias - muitas delas com crianças - dormem em colchonetes doados e alimentam-se com a ajuda de pessoas de uma ocupaçao em outro prédio do INSS, também no centro. Eles fizeram "gatos" (ligaçoes clandestinas) para conseguir energia elétrica.

A sem-teto Guiomar Araújo, 69 anos, militante há anos disse que nao tem condiçoes de pagar aluguel com o salário de acompanhante de pessoas idosas. "Meu filho, que me ajuda, está desempregado há sete meses", contou. "Com o que ganho, mal compro os remédios de que preciso."

O barbeiro autônomo Ricardo de Oliveira da Silva, 40 anos, que participa da ocupaçao com oito familiares, critica o abandono do prédio. "É um absurdo existir um lugar grande como esse, com boas instalaçoes, e totalmente abandonado pelo Estado." "Nós vamos lutar até o fim por nossos direitos; se vierem nos tirar daqui, vamos resistir."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;