Economia Titulo
Petrobras quer álcool em lista de commodities da BM&F
Do Diário do Grande ABC
27/10/1999 | 17:23
Compartilhar notícia


A Petrobras Distribuidora (BR) está incentivando a inclusao do álcool na lista das commodities negociadas na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). O presidente da distribuidora, Luis Antonio Viana, mantém conversaçoes com o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Sao Paulo, José Aníbal, membros da BM&F e associaçoes de usineiros para desenhar um projeto de contratos futuros do combustível.

"Se fizermos um projeto firme em Sao Paulo, poderemos estendê-lo ao resto do País", afirmou Viana. Segundo ele, para a negociaçao na BM&F, é preciso encontrar agentes financiadores da produçao. O financiador teria um documento de recebível de álcool que seria negociado, com outro agente garantindo a produçao.

"A retirada de subsídios ao álcool é sensata, mas tem de haver estímulos ao produtor e ao consumidor", disse. "O financiamento ao setor é difícil". Viana explicou que a BR nao será mais financiadora dos produtores, ou seja: a empresa nao irá mais antecipar recursos para financiar a produçao de álcool, fazendo estoques. "A BR agora vai colocar suas necessidades de compra e pagar quando receber", frisou.

Os excessos de estoques de álcool da BR em relaçao ao consumo já baixaram de 500 milhoes de litros para cerca de 100 milhoes, informou Viana. "Temos uns dois meses de excesso no Norte e Nordeste e 30 dias na regiao Centro-Sul".

O presidente da BR nao aposta em um aumento de preço do álcool em curto prazo. Segundo ele, a competiçao na distribuiçao é grande - com a ajuda de irregularidades, como nao pagamento de impostos - e a margem do produto é quase inexistente. O executivo afirma que o álcool tem um preço deprimido e "nao seria sem sentido haver aumento".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;