Economia Titulo
População quer nacionalização do petróleo, diz ministro boliviano
Da Agência Brasil
02/05/2006 | 18:18
Compartilhar notícia


O ministro de hidrocarbonetos da Bolívia, Andres Soliz Rada, disse que o anúncio feito nesta segunda-feira pelo presidente boliviano Evo Morales, de nacionalizar a exploração de petróleo e gás no país, foi uma medida pedida há anos pela população.

De acordo com afirmação do ministro feita nesta terça durante entrevista ao canal Telesur, além de já dispor de dois instrumentos jurídicos sobre a nacionalização, a população boliviana reclamava a demora de uma medida para colocá-la em prática. "O tema da nacionalização dos hidrocarbonetos está em debate na Bolívia há muitos anos e foi justamente o partido político do presidente, o MAS (Movimento ao Socialismo), que impulsionou o referendo de 18 junho de 2004".

Um questionário nacional, naquele ano, perguntou ao povo boliviano se ele queria a nacionalização dos hidrocarbonetos. A resposta, de acordo com o ministro, "foi contundente, de mais de 89%, 90% a favor da nacionalização". Além disso, lembrou, "o MAS também impulsionou a lei de hidrocarbonetos no ano passado, na qual, já por via legal, se aceitou a nacionalização dos hidrocarbonetos".

Desde ontem todos os contratos do país com as empresas petroleiras foram cancelados. A partir de agora, o governo boliviano negociará, durante seis meses, novos contratos e como as empresas deverão agir.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;