Automóveis Titulo Comparativo
Trajados de aventureiros

Apesar da roupa, eles gostam da cidade

Vagner Aquino
21/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Renault Sandero Stepway e Volkswagen CrossFox. Modelos distintos, mas com várias semelhanças, entre elas segmento, preço, motorização, e, claro, o apelo visual aventureiro.

Pois é, as montadoras perceberam que essa estratégia dá certo. Mesmo não tendo nada de off-road, tais modelos acabam pegando o consumidor brasileiro pela emoção - que sempre fala mais alto no momento de fechar negócio.

E é para auxiliar esta decisão que colocamos os dois modelos lado a lado nesta edição.

Semelhanças à parte, é hora de falar das diferenças (acredite, são várias) entre ambos.

Sim, as quatro portas, as barras longitudinais, os para-lamas com apliques plásticos negros e as rodas com cinco raios são características comuns entre os hatches. Mas, param por aí. Apesar de ter rodas menores, (15 polegadas, contra 16" do Renault) o CrossFox tem design mais interessante, pois suas linhas retas combinam melhor com a parafernalha de apelo fora de estrada. Questão de estilo...

No espaço, vantagem para o modelo da Renault, que acomoda melhor os cinco ocupantes e carrega mais bagagem no porta-malas. Por falar nele, é bastante chato abrir a tampa traseira do CrossFox - o estepe não permite que a ação seja feita diretamente.

Nas suspensões, ponto para o CrossFox, firme na medida certa, ao contrário do Stepway, que acaba sendo rígida demais.

Outra vantagem do CrossFox é a posição de dirigir, fácil de achar por meio da regulagem de altura do banco (também item de série no Renault). O volante menor e com regulagem de altura e profundidade também rende pontos ao Volkswagen.

Na motorização, o Renault dá a reviravolta. Seu 1.6 16V Hi-Flex rende até 112 cv, enquanto o concorrente - também com motor 1.6 flexível - tem potência de 104 cv quando bebe etanol.

Mas se a intenção é economizar no comustível, o CrossFox gasta menos - são quase 9 km/l contra cerca de 6 km/l do Stepway. Números exibidos pelos respectivos computadores de bordo.

E a lavada é dada pelo câmbio do CrossFox. Ambos são manuais de cinco marchas (o Stepway já conta com o automático de quatro velocidades), mas a pegada do Volks deixa o concorrente para trás devido às trocas meio bobas e demasiadamente longas.

Entre os itens de série, o Stepway (R$ 42.990) vem com ar-condicionado, direção hidráulica e faróis de neblina, mas a lista fica devendo para o CrossFox (R$ 50.530), que ainda pode ser equipado com sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional e teto solar como itens opcionais. No entanto, com todos esses equipamentos, o valor do CrossFox salta para assustadores R$ 61.295... Mais fácil juntar um pouco mais e optar por um verdadeiro aventureiro, como o Renault Duster Dynamique 4x4, por exemplo, que tem preço sugerido de R$ 66,1 mil.

VEREDICTO

Pioneiro no assunto, o VW CrossFox leva a melhor neste comparativo, pois, além do visual mais convincente, sua lista é mais recheada, oferecendo itens inexistentes no concorrente. Mas, se a compra for impulsionada pelo menor preço ou pelo motor mais potente, a opção certa é o Renault Sandero Stepway.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;