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Teletrim disputará mercado de call center
Do Diário do Grande ABC
29/02/2000 | 15:51
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A Teletrim, empresa de serviço de pager dos sócios Bradesco, Globopar, Victori Telecom e Crédit Suisse First Boston, decidiu disputar também o mercado de call center, que movimentou R$ 582 milhoes em 1999 no Brasil e deve faturar R$ 936 milhoes este ano.

A Teletrim fará investimentos de R$ 35 milhoes nos próximos quatro anos, com o objetivo de aproveitar o crescimento estimado de 40% ao ano desse mercado.

Até o fim de 2000, a Teletrim espera ter 760 posiçoes de atendimento das 26 mil que estarao disponíveis no país. Por enquanto, a Teletrim atende a seis clientes, com 260 posiçoes.

Num cenário de queda do número de usuários do pager em conseqüência da popularizaçao do celular pré-pago, a Teletrim conseguiu ainda em 1999 aumentar o lucro líquido relativo para pouco mais de 22%.

Em termos absolutos, a Teletrim faturou R$ 100 milhoes (pela correçao monetária integral) e lucro líquido de R$ 17,5 milhoes. Em 1998, o faturamento foi de R$ 120 milhoes.

A estratégia da Teletrim é tornar-se cada vez mais uma empresa de comunicaçao de dados para fazer concorrência aos serviços que as operadoras de celular oferecem como agregados.

O mercado de pager, admitiu o diretor de Marketing da Teletrim, Miguel Windt Filho, assimilou que as operadoras de celular passarao a oferecer o serviço de mensagens curtas, ainda dependendo de regulamentaçao da Agência Nacional de Telecomunicaçoes (Anatel).

Para contornar essa situaçao, as empresas de pager estao incorporando todos os avanços tecnológicos. A partir da segunda quinzena de março, a Teletrim vai oferecer o e-trim, uma espécie de e-mail móvel.

O cliente poderá receber o e-mail no pager, sem limite de caracteres. Ainda no primeiro semestre, a Teletrim pretende oferecer o serviço também em palm-tops, os computadores de mao.

A Teletrim está usando-se da infra-estrutura do provedor Intertrim, que lançou em novembro, com investimentos de R$ 1 milhao, para oferecer web- mail aos clientes. Isso quer dizer que, além de receber o e-mail pelo pager, o usuário poderá conectar-se a qualquer computador para abrir documentos atachados que nao podem ser visualizados no terminal móvel.

O serviço custará R$ 19,99 para novos clientes e entre R$ 2,00 e R$ 3,00 para os assinantes do pager (que pagam cerca de R$ 30 00) por até 30 mil caracteres ao mês, o que equivale a dois e-mails por dia.

"Essa é uma forma de utilizar a Internet como elemento de fidelizaçao do cliente do pager", declarou o presidente da Teletrim, Antonio Carlos da Cruz. Nesta primeira fase, o usuário do e-trim ainda nao terá como enviar e-mail pelo pager.

Segundo Windt Filho, os serviços de mensagem por celular sao limitados a 150 caracteres, o que suporta apenas uma mensagem bem curta. Na estratégia, a Teletrim considera também parcerias com portais da Internet para oferecer a mobilidade do pager.




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